Uncategorized

5 alimentos que ajudam na prevenção de câncer

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A visita ao médico periodicamente é essencial para a prevenção do câncer de próstata, lembrando a todos que é preciso cuidar da saúde para uma vida longa e saudável. Um dos principais pontos quando se fala em saúde e prevenção é a alimentação. “Os alimentos de um modo geral possuem características funcionais. Atuam na prevenção e no tratamento de inúmeras patologias, incluindo o câncer”, explica a nutricionista clínica da LC Restaurantes, Vanessa Caluete.
Anote alguns alimentos e hábitos que são positivos para prevenir o câncer, principalmente entre o público masculino:

1- Brócolis
Além de conter poucas calorias, o brócolis cru fornece mais de 100% da necessidade diária das vitaminas C e K. Ele também é uma boa fonte de ácido fólico e vitamina A, garantindo ainda ao organismo B-6 e potássio. Além disso, o alimento possui agentes antioxidantes que combatem radicais livres e também possui isocianatos que apresentam uma ação quimiopreventiva. Esta mesma substância está presente no couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas.


Participe do grupo de empregos do Portal de Americana no WhatsApp. Clique no link: https://chat.whatsapp.com/JbK7hgnUkWZ7g3vsCcGNj6

2- Tomate
O licopeno, substância carotenoide encontrada no tomate, é aliado na luta contra o câncer. Um pigmento vermelho vivo que não é produzido pelo corpo humano, o licopeno é essencial para a saúde de órgãos como fígado, pulmões, pele, cólon, próstata, glândulas suprarrenais e sangue. Estudos em animais apontam que o licopeno pode ter efeito antioxidante e também bloquear o crescimento de células cancerígenas. Ele é encontrado em outros alimentos além do tomate, como goiaba, melancia, cenoura e mamão.

3- Chá verde
Um agente antioxidante que encontramos no chá verde pode baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

4- Azeite
Uma pesquisa na Universidade de Granada, na Espanha, confirmou que os componentes do azeite de oliva inibem a expressão de um gene, o HER2, que dispara a forma mais insidiosa do câncer de mama. As lignanas e os secoiridoides, moléculas que fazem parte do grupo de polifenóis presentes no azeite, degradaram a proteína responsável por acionar os comandos desse gene.

5- Linhaça
Na Universidade de Toronto, no Canadá, foi comprovado que a semente da linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama, evitando assim que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.

O estudo garante ainda que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata. Somam-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.

Fuja deles!
Em contra partida, alguns hábitos e alimentos comuns na rotina corrida dia a dia são extremamente prejudiciais à saúde e podem contribuir no surgimento de células cancerígenas. Estão na lista negra consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e falta de atividade física regular. “Alimentos contra indicados são frios e embutidos, frituras, alimentos ultraprocessados, ricos em gordura trans como biscoitos e salgadinhos, carnes processadas, alimentos em conserva artificiais e enlatados, e temperos industrializados”, alerta Vanessa.

A regra da vida é manter o equilíbrio e sempre buscar por alternativas saudáveis.




Cães x fogos de artifício: Como lidar?

Notícia Anterior

Comerciante é assassinado em frente a depósito de bebidas

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.