Turismo

Aparecida atrai milhares de fiéis na semana do jubileu de 300 anos

0
Foto: Eduardo Saraiva/A2img
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

Milhares de pessoas vão participar este ano dos festejos dos 300 anos desde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul.

No embalo das comemorações da efeméride, os participantes de nossa enquete nas redes sociais escolheram mais uma vez Aparecida como o Destino da Semana, pela fé na santa, sua história e arquitetura da cidade, que possui o maior templo católico do Brasil e o segundo do mundo.


📱Receba as notícias do Portal de Americana no seu WhatsApp, clique aqui

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil atrai sempre muitos fiéis, para orar e agradecer pelas graças alcançadas. O fato se repete desde 12 de outubro de 1717, quando a imagem da santa foi encontrada. Desde então, os devotos passaram a rezar em frente a imagem para a alcançar os pedidos que fazem.

Contam as narrativas que naquele dia, por ocasião da passagem de Dom Pedro de Almeida, governante das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, pela região de Guaratinguetá, a população resolveu organizar uma festa para recebê-lo.

Para preparar o banquete, os pescadores foram ao rio Paraíba do Sul pescar. Porém, não era época de muitos peixes e eles rezaram muito para serem bem-sucedidos. Depois de várias tentativas frustradas, lançaram as redes pela última vez e içaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Então, os peixes começaram a vir em grande quantidade e os pescadores tiveram que voltar, com medo que a embarcação em que estavam pudesse virar. Os relatos emocionaram a população, que consideraram o ocorrido um acontecimento divino, dando origem à construção da primeira igreja para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Assim foi construída a Basílica Velha, em 1745, e ao redor dela as primeiras moradias de fiéis e residentes. A atual Basílica foi construída na metade do século 20 e está entre os dez maiores destinos de peregrinação católica do mundo. Milhões de visitantes fizeram do município um dos principais núcleos turísticos do país.

Entre outros locais que atraem os turistas está o Bontur – Bondinho Aéreo, que oferece uma linda vista panorâmica do Santuário Nacional e da cidade. Os turistas que quiserem visitar o rio onde os pescadores retiraram a imagem da santa, devem ir à Balsa Porto Itaguaçu, que conta com um guia para relatar as informações detalhadas sobre a data.

O Mirante das Pedras é outro local que proporciona uma bela vista de Aparecida. Está localizado no caminho do Porto Itaguaçu e oferece vista panorâmica de toda a extensão do rio Paraíba e também da Serra da Mantiqueira. Os romeiros e devotos contam ainda com o Centro de Apoio ao Romeiro, que possui rotas alternativas para uma caminhada mais segura, como a Rota da Luz.

Entre as atrações sem vínculo religioso, é possível visitar o Aquário de Aparecida, que conta com uma piscina na qual o visitante pode tocar em tubarões e conhecer outras espécies de água doce e salgada.

Como chegar

Para ir à Aparecida o visitante tem duas opções de acesso: as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, que apresentam excelente conservação e ampla rede de serviços. O município fica a duas horas de distância da capital.

Os romeiros que fazem o percusso a pé, por sua vez, contam com a Rota da Luz, que tem 201 quilômetros e vai de Mogi das Cruzes à Aparecida, passando pelos municípios de Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté e Pindamonhangaba.



Homem se aproveita de explosão e furta dinheiro em carro forte

Notícia Anterior

Após 20 anos, Roberto Carlos se apresenta hoje em Americana

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Turismo