Cotidiano

Jornal Tododia não paga salários e funcionários paralisam atividades

0
Funcionários protestaram em janeiro de 2016 | Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

Os jornalistas do TODODIA paralisaram suas atividades nesta sexta-feira (8/12). O motivo é que a empresa atrasou novamente o pagamento dos salários, descumprindo acordo judicial, e comunicou que não vai depositar o 13 neste ano.

Os salários na empresa começaram a atrasar de forma sistemática em 2015. Não havia qualquer cronograma ou aviso de pagamentos, e os atrasos superavam 30 dias. Em maio de 2017, os jornalistas, após tentativas infrutíferas de negociação interna, publicaram edital de greve, o que levou a direção da empresa a propor acordo de pagamento dos valores atrasados e a estabelecer um cronograma para depositar os próximos salários. O acordo foi aceito pelos jornalistas e ratificado pela Justiça do Trabalho. Via de regra, os jornalistas deveriam receber o salário mensal em duas vezes, 60% no quinto dia útil e o restante no dia 20. No trato referendado pela Justiça, ficou estabelecido que o pagamento do quinto dia útil deve ser feito até o dia 20 do mesmo mês e o depósito referente ao dia 20, até o quinto dia útil do mês subsequente.


Participe do grupo de empregos do Portal de Americana no WhatsApp. Clique no link: https://chat.whatsapp.com/JbK7hgnUkWZ7g3vsCcGNj6

O acerto vinha sendo cumprido até novembro, quando a empresa não fez o depósito no dia 20. O pagamento referente a esta data foi dividido em três vezes, sendo quitado para alguns jornalistas no dia 28 e para outros no dia 30, desrespeitando o acordo judicial firmado na Justiça do Trabalho de Campinas, que prevê multa diária em caso de descumprimento – o Sindicato dos Jornalistas está acionando a Justiça para que a empresa cumpra o acordo.

Paralelamente, a empresa comunicou, ainda em novembro último, que não pagaria o 13 salário em 2017, e que iria tentar parcelá-lo durante o decorrer de 2018, sem propor qualquer cronograma.

Em dezembro, a empresa voltou a descumprir o acordo judicial. O pagamento referente ao quinto dia útil não foi feito, e na quinta-feira (7/12) foram depositados apenas R$ 400 para cada jornalista.

De acordo com os funcionários, a empresa tem alegado problemas financeiros desde o início dos atrasos, em 2015. Em junho de 2017, houve mudanças na diretoria, e a nova gestão anunciou que o jornal era viável economicamente. A paralisação desta sexta, de um dia, é um aviso de que os jornalistas do TODODIA não aceitam receber o salário fora das datas estipuladas, não aceitam receber o 13 atrasado, e nunca vão achar normal que uma empresa não cumpra seu compromisso básico, que é pagar em dia os funcionários.

Procurada, a diretora do jornal, Cris Pisoni, não se posicionou até o fechamento desta publicação.




Festival da coxinha acontece a partir de hoje em Americana

Notícia Anterior

Jogo beneficente 1º Troféu Valdir Moreira doa cestas básicas para o Fundo Social

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano