Cotidiano

Conheça a história da Matriz e da Basílica de Santo Antônio de Americana

0
Fotos: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

Os primeiros imigrantes vindos da Itália chegaram a Americana em 1887 trazendo consigo uma forte tradição católica e uma grande devoção a Santo Antônio de Pádua. Poucos anos após a chegada, os devotos construíram a primeira Capela da cidade, localizada nas proximidades do casarão de Salto Grande, em um local hoje pertencente a empresa Santista Têxtil. Neste local foi colocada uma imagem de Santo Antônio trazida da Itália e datada de 1876 que hoje está na Basílica de Americana(foto abaixo).

Com o crescimento da Vila foi necessária à construção de uma nova Igreja para abrigar os fiéis. Para que isto se tornasse realidade os devotos se uniram e através de doações e de um mutirão. No dia 13 de junho de 1897, foi inaugurada a Igreja localizada na praça da matriz, na região central. Santo Antônio de Pádua foi escolhido como Padroeiro da Vila. Templo este que com os anos passaria a ser a Matriz da cidade. Até a formação da Paróquia de Santo Antônio, ocorrida três anos após a construção, a cada três meses a Igreja recebia párocos da região para celebrar missa.

Devido ao crescimento da cidade foi necessária a construção de uma nova igreja, e foi assim, que sob intenso trabalho de Monsenhor Nazareno Maggi, idealizador da Basílica, iniciaram-se, em 1950, as obras da então Matriz de Santo Antônio. As previsões de custo assustaram os católicos e para arrecadar fundos foram feitas várias campanhas na época. A pintura da igreja ficou a cargo dos irmãos italianos Pedro e Uldorico Gentilli, havendo também a participação do pintor e restaurador, Alberto Ettore Gobbo.

Pedro Gentilli começou a trabalhar em 1961 e acabou falecendo envenenado pela tinta que usava em 8 de agosto de 1968. Adoeceu quando pintava o quadro da morte de São José, que foi mantido inacabado. A obra da pintura da igreja continuou com seu irmão Uldorico Gentilli, que terminou o trabalho em 1972. Em 22 de abril de 1972 falece Monsenhor Maggi sem ver totalmente pronto o projeto que dedicou toda sua vida. A construção da igreja só foi concluída em no ano de 1977.

Santuário
No dia 13 de junho de 2013, Dia do Padroeiro e feriado municipal, a Matriz foi elevada ao grau de Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua, o nono dedicado ao Santo no Brasil.

Basílica
Exatamente um ano após ser decretada Santuário os fiéis receberam a notícia da elevação ao grau de Basílica menor, mais alto posto que uma Igreja pode alcançar. Em tempo inédito de análise e aprovação, pouco mais de um mês, o decreto de criação foi assinado pelo Papa Francisco no dia 30 de maio de 2014 e apresentado no dia 13 de junho de 2014 pelo Diocese de Limeira.

A Missa de Instalação da Basílica ocorreu no dia 30 de novembro de 2014. Cerca de 5 mil fiéis acompanharam a leitura do Decreto de Criação da Basílica e a entrada dos símbolos que vão ficar perenemente expostos no altar: um tintinabulo e uma umbela, lembrando a todos que ali se encontra a ‘Casa do Papa’, pois agora a Igreja de Americana passa a ser uma extensão do Vaticano.




Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo

Notícia Anterior

Peixe derrota Timão e assume liderança temporária

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano