Brasil e Mundo

Conheça as tecnologias usadas em apps de transporte

0
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

Se você possui um blog sobre trânsito, é importante contar com uma boa plataforma e um bom nome de domínio. Graças a um domínio registrado o seu espaço na web terá a autoridade necessária para se tornar referência no tema.

Caso ainda não tenha o seu saiba mais.

O domínio nada mais é do que o nome do seu site e confere mais profissionalismo e credibilidade a qualquer projeto na web. Por isso, ao optar por um nome de domínio, pense em algo simples e memorável. 

Além desses detalhes técnicos, um blog voltado para falar sobre trânsito vai conquistar leitores se investir também em bom conteúdo. Entretanto, um dos temas que hoje em dia ganha cada vez mais destaque quando o assunto é trânsito são os apps.

Em uma época em que se fala muito sobre qualidade de vida nas cidades, a garantia de um trânsito mais seguro e menos caótico é fundamental, afinal, é impossível pensar em viver bem sabendo que diariamente enfrentamos engarrafamentos e ônibus lotados.

No entanto, diante de tanta tecnologia e aplicativos, você sabe quais tecnologias está por trás de tudo isso? Como um app sabe onde você está? Como é feita a cobrança ao final da sua corrida com um app? Essas e outras questões você saberá a seguir. 

Aplicativos de transporte – Tecnologia a serviço do trânsito
O trânsito é um elemento básico da vida moderna, pois as pessoas necessitam se locomover diariamente das suas casas para o trabalho e vice-versa. Não é por acaso que o crescimento urbano tem muito a ver com a quantidade de carros nas ruas.

A sorte que, com o intuito de agilizar a vida diária de pedestres e motoristas, a tecnologia moderna apresenta maneiras práticas que melhoram a nossa relação com os meios de transporte.

Desse modo, opções que auxiliam a reduzir os impactos negativos do caos no trânsito são cada vez mais populares nos grandes centros. 

Uma dessas opções compreende o Carsharing, que, conforme o próprio nome indica, consiste no compartilhamento de carros entre as pessoas. A vantagem dele é reduzir a quantidade de carros nas ruas.

Um exemplo de aplicativo relacionado ao Carsharing é o Zazcar. Além disso, há também aquelas alternativas ecologicamente corretas e que não utilizam veículos poluidores. Nesse caso, estamos falando dos apps de bike sharing.

Quando o assunto é compartilhar bicicletas e também patinetes elétricos, um dos aplicativos mais conhecidos da atualidade é o Yellow.

Por dentro das tecnologias dos aplicativos

De uma forma geral, é possível dizer que a tecnologia utilizada para normalizar o trânsito consiste em conceitos simples e práticos como, por exemplo, a solicitação de um veículo, serviços de localização e informações sobre distâncias e trajetos.

A mobilidade urbana melhora muito quando você sabe quais rotas apresentam menos fluxo de carros, onde está o endereço que você deseja chegar e mais uma série de detalhes práticos.

Sendo assim, vamos conhecer a seguir um pouco das tecnologias utilizadas nesses apps. 

A Geolocalização
Consiste na identificação da localização geográfica real de um objeto por meio de um dispositivo com conexão à internet.

Graças a ela várias pessoas são beneficiadas no mundo todo, pois, qualquer dispositivo conectado a internet pode ser localizado fornecendo informações do país, estado, cidade, rua, e até o horário onde esse dispositivo se encontra.

Essa tecnologia normalmente utiliza frequência de rádio, porém pode utilizar outros métodos, tais como o Wi-fi e o GPS. O GPS, cada vez mais conhecido pelo público, conta com localização realizada pela captação de satélites.

Além disso, vários tipos de empreendimentos se beneficiam pelo uso da geolocalização, que é o caso de hotéis, restaurantes e lojas.

O Google Maps é um exemplo famoso no processo de geolocalização. Ele disponibiliza serviços de busca de lugares em todo o planeta, desde países, cidades, ruas e inclusive a possibilidade de encontrar vagas para estacionamento do seu veículo.

A Internet das Coisas
Talvez você a conheça pela sigla em inglês “IoT”. Esse conceito consiste na conexão dos objetos físicos entre si e também com os dispositivos de outras pessoas. Isso ocorre por meio de softwares e sensores que transmitem dados por uma rede.

Quando nesse caso se fala em “coisas” são todas as coisas mesmo, desde os aparelhos elétricos de uma casa, bem como a tecnologia automobilística. Sabe aquela ideia de carros que atendem o motorista por comando de voz? 

Pois então, isso está relacionado com a Internet das Coisas. De acordo com essa tecnologia, softwares serão criados para deixar o seu carro cada vez mais “inteligente”, evitando acidentes e facilitando o estacionamento, por exemplo.

A telemetria
Imagine a possibilidade de poder monitorar o seu veículo à distância, ficando a par dos caminhos que ele percorreu. É possível dizer que a telemetria é um passo importante para evitar roubos e também para empresas monitorarem as suas frotas.

Por meio dessa tecnologia, as empresas, empreendedores e usuários da tecnologia estão aptos a solucionar problemas, estabelecer soluções ágeis e avaliar contextos das maneiras mais eficientes.

A Fórmula 1, por exemplo, é um ambiente onde a telemetria se mostra bastante útil, pois os carros são constantemente monitorados para provas e competições.

Esse recurso também é utilizado como base para calcular o valor final da sua corrida quando você pede um carro compartilhado por meio de algum aplicativo.




Câmara realiza Arraiá Beneficente com renda revertida a entidades de Americana

Notícia Anterior

Equipe de Americana fica em 2º lugar nos Jogos Regionais

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.