Cotidiano

Hortolândia inaugura 1ª Ponte Estaiada da RMC, neste domingo

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A Ponte da Esperança, construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, será inaugurada, neste domingo (26/05), numa ação que integra o calendário de comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia. A estrutura, que possui 700 metros de extensão e está localizada entre o Jd. Santa Rita de Cássia e o Jd. Novo Ângulo, é a primeira ponte modelo estaiada da RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base, composta por 16 pares de cabos de aço, os estais, ligados a um mastro de 75 metros de altura.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. As obras viárias que colocariam a ponte em operação ficaram paradas de 2015 a 2017. Quando Perugini assumiu a atual administração, retomou a articulação junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”, que permitiu o recomeço das obras viárias que colocarão a Ponte da Esperança para funcionar.


Participe do grupo de empregos do Portal de Americana no WhatsApp. Clique no link: https://chat.whatsapp.com/JbK7hgnUkWZ7g3vsCcGNj6

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou a obra: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

Agora que será inaugurada, a Ponte da Esperança vai facilitar o transporte de passageiros entre os bairros de Hortolândia, além de promover a integração regional da cidade: quando o Corredor Metropolitano estiver pronto, a ligação entre Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas será por este trajeto, quase que em linha reta, o que colocará a ponte como estratégica neste corredor expresso de ônibus.

Para viabilizar o Corredor Metropolitano, a EMTU prossegue com as obras no Jd. Nova América, de onde o traçado seguirá pelo Parque Peron, Chácaras Nova Boa Vista, até a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), onde a concessionária Rodovias do Tietê construirá uma alça de acesso.

Raio X – Ponte da Esperança
•180 metros de vão
•700 metros de extensão
•75 metros de altura
•16,9 metros de largura
•16 pares de estais
•90 luminárias LED
•700 metros de ciclovia e pista de caminhada
•Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora




Shopping da Utilidade abre vagas de emprego para Americana

Notícia Anterior

Governo vai gastar R$ 37 milhões em publicidade da reforma da Previdência

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano