Cotidiano

Promotor do MP afirma que Barragem de Salto Grande não tem risco de rompimento

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O promotor de Justiça de Americana, São Paulo, Ivan Carneiro Castanheira afirmou na tarde desta terça-feira (25) aos deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que investiga a segurança da Barragem de Salto Grande que o equipamento é seguro e não apresenta sinais visuais de vazamentos, umidades ou rachaduras.

“Estivemos presente no local e a questão da segurança está equacionada. O que eu sugiro que esta Casa faça com relação à barragem é uma investigação da qualidade da água do local, que envolve um processo muito complexo: com a situação de despejo de esgoto de 11 cidades, atividade agrícola da região, licenciamento ambiental e as questões de turismo e comércio”, afirma o promotor.

O relator da CPI, deputado Rafa Zimbaldi solicitou ao promotor que envie à comissão todo o relatório feito pelo Ministério Público que diz respeito à segurança da Barragem. “Gostaria também de convidar o promotor para acompanhar esta CPI na diligência que faremos na Barragem ainda no próximo mês, vamos constatar os apontamentos expostos aqui e depois marcaremos oitivas com representantes da CPFL Renováveis e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e depois iniciaremos o relatório final”, explica Rafa.

O presidente da CPI, deputado Roberto Morais agradeceu a presença do promotor e a sugestão para que os deputados investiguem as questões que envolvem a qualidade da água da represa, bem como os responsáveis pelo despejo e manutenção. Nesse contexto, Morais questionou o representante do MP se o órgão tem algum inquérito que apresente os envolvidos e as sugestões de ações para despoluição. Castanheira afirmou que além de promotor de Justiça de Americana é também integrante do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), portanto, colocou todo o trabalho de investigação do órgão à disposição dos deputados e ainda acrescentou: “Como membro do Conselho Federal dos Direitos Difusos, conto com o apoio do legislativo para que seja possível criar um projeto de concepção para que possamos usar o dinheiro do fundo em ações como esta da Represa de Salto Grande, por exemplo”.




Greenwald reitera autenticidade de material divulgado por site

Notícia Anterior

Por 3 votos a 2, Segunda Turma do STF nega liberdade a Lula

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano