Cotidiano

Câmera flagra descarte de animais mortos em Nova Odessa

0
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

Após receber denúncia anônima, guardas civis municipais de Nova Odessa encontraram três galinhas e dois cães mortos na manhã desta quinta-feira (2), numa área verde que fica nas margens da Avenida São Gonçalo, na região do Jardim Alvorada. O autor do descarte irregular foi flagrado pelo sistema de videomonitoramento da corporação, identificado por meio das placas do carro e deverá responder por crime ambiental.

Uma das câmeras flagrou o momento em que um homem de camiseta vermelha desceu de um veículo modelo Gol, tirou dois sacos plásticos do porta-malas e os arremessou em direção à vegetação. Segundo informações da Guarda, o descarte ocorreu às 7h23 desta quinta. Ao chegar no local, os GCMs Faveri, Camargo e Prezzi, além dos estagiários Ismael, Cândido e Roberto, constataram que se tratava de dois cães e três galinhas mortas.

Imediatamente, os patrulheiros acionaram o Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, que esteve no local e recolheu os animais. Por conta de medidas de segurança adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus, a ocorrência não foi apresentada presencialmente à Polícia Civil. O relatório e imagens (fotos e vídeos) da ocorrência foram encaminhados por e-mail ao delegado Claudio Eduardo Nogueira Navarro.

Segundo parecer preliminar de agentes de zoonoses, os cães apresentavam sinais de violência. “Os animais foram recolhidos e armazenados em um freezer. Vamos aguardar a investigação da Polícia Civil para, posteriormente, dar a destinação correta para eles”, explicou a coordenadora do Setor de Zoonoses, a veterinária Paula Faciulli.

O descarte de resíduos em áreas públicas e privadas infringe a lei municipal 2.883/2014, que prevê multa de R$ 500 na primeira infração e R$ 5 mil em caso de reincidência. Além disso, praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres e domésticos é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998). A pena é de três meses a um ano de detenção, aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.


Localizada numa área afastada do perímetro urbano, a Avenida São Gonçalo é um ponto crônico de descarte de lixo. Nos últimos dois finais de semana, seis motoristas foram flagrados depositando resíduos de vários tipos no local, como restos de construção, galhos de árvore e móveis velhos. Para coibir a prática, a Prefeitura de Nova Odessa tem fechado o cerco aos infratores com fiscalização constante por parte da Secretaria de Meio Ambiente e vigilância permanente da Guarda Municipal, com patrulhamento e videomonitoramento.


📱Receba as notícias do Portal de Americana no seu WhatsApp, clique aqui


Voluntários criam mesa solidária para doação de alimentos em Santa Bárbara

Notícia Anterior

Americana confirma terceiro caso de coronavírus

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano