Cotidiano

Americana entra em estado de alerta com baixa umidade relativa do ar

0
Foto: Will Moreira
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Semana do consumidor

A Defesa Civil de Americana informou nesta segunda-feira (1) que o índice de umidade relativa do ar (URA) na cidade atingiu 19,6%, considerado estado de alerta. No dia 29 de julho foi registrado menos de um milímetro de chuva, de acordo com dados do SIDEC Pluviômetro de Americana, monitorado pela Defesa Civil.

Segundo o coordenador do órgão, João Miletta, a situação atual de estiagem, com tempo seco, temperaturas elevadas e a falta de chuva, causa impacto na saúde da população, que deverá tomar cuidados especiais neste período. “Julho praticamente não teve chuvas, piorando ainda mais a condição dos poluentes do ar e das queimadas neste período. A Defesa Civil monitora o sistema e faz os alertas necessários, conforme os índices apresentados de umidade relativa do ar. No momento, estamos comunicando o estado de alerta e orientando sobre os cuidados, como tomar muita água e evitar esforços físicos”, alertou.

Enquanto permanecer o quadro atual de estiagem, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e beber bastante água, é aconselhável umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol e aplicar soro no nariz.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a UR abaixo de 60% é considerada preocupante para a saúde. Entre 31% e 40%, estado de observação; 21% e 30%, atenção; e entre 12% e 20%, alerta.


Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos

Notícia Anterior

Molina é confirmado como candidato a deputado estadual

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano