Cotidiano

Americana inicia vacinação contra gripe

0
Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A Secretaria de Saúde de Americana iniciou nesta segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina estará disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h30 às 16h e não haverá necessidade de agendamento, portanto, o atendimento será por demanda espontânea. É obrigatório que o vacinado apresente cartão de vacina e comprovante de endereço.

Os grupos contemplados nessa primeira fase são crianças com idade de seis meses até seis anos, gestantes, independente do período gestacional, puérperas (até 45 dias de pós-parto) e profissionais de saúde. Tanto as gestantes como as puérperas deverão levar o cartão de pré-natal como comprovante, já os profissionais de saúde devem apresentar um holerite ou carteira de trabalho, comprovando que está em atividade no município.


Participe do grupo de empregos do Portal de Americana no WhatsApp. Clique no link: https://chat.whatsapp.com/JbK7hgnUkWZ7g3vsCcGNj6

Para evitar aglomerações, a equipe de cada unidade fará a organização da fila, caso seja necessária, obedecendo ao distanciamento mínimo entre um indivíduo e outro, sendo que a aplicação será dentro da sala de vacina, enquanto que o imunizante contra a Covid-19 está sendo aplicado em outro espaço das unidades.

O município recebeu 28% da grade de vacina contra a gripe que contempla a primeira fase, sendo que haverá a reposição gradativa do imunizante, conforme a evolução da campanha.

Nessa primeira etapa, o município terá como meta vacinar 3.963 crianças de seis meses a dois anos; 8.040 crianças com idade entre dois e quatro anos; 2.769 crianças com cinco anos; 1.982 gestantes; 326 puérperas e 7.141 trabalhadores da saúde, totalizando 24.221 pessoas referentes a esse público-alvo. Os dados são informados pela Secretaria Estadual da Saúde, com base no histórico de campanhas anteriores, especialmente à campanha de 2020. Em relação à cobertura vacinal, a meta a ser atingida é de 90% para cada grupo referente a cada fase da campanha.

Para evitar um conflito com a vacina da Covid-19, a campanha contra a gripe deste ano dará prioridade inversa em relação às faixas etárias, o que também contribuirá para um menor volume de pessoas nas unidades, a fim de se evitar aglomerações.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, ressaltou a importância de todos os indivíduos contemplados nos grupos prioritários se vacinarem, apesar da pandemia. “É evidente que a Covid-19 é de longe o maior problema de saúde pública atual, mas é preciso também destacar que a gripe é uma doença de grande importância médico-sanitária e que a vacina é um meio seguro e eficaz para reduzir os casos e a mortalidade”, concluiu.




Assessor do vereador Thiago Brochi morre vítima de infarto

Notícia Anterior

Presidente confirma mudança da Câmara Municipal de Americana para prédio de antigo shopping

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano