Famílias de baixa renda residentes na Região Metropolitana de São Paulo serão contempladas com caixas d’água em seus lares, por meio do programa “Reserva Certa” da Sabesp. A iniciativa visa auxiliar moradores que não possuem o equipamento obrigatório, garantindo uma reserva hídrica para o consumo diário.
A medida busca mitigar os impactos da redução de pressão noturna, implementada pela Arsesp como parte de uma nova metodologia de gestão hídrica, que visa preservar os mananciais que abastecem a Grande São Paulo. Além disso, oferece um benefício de longo prazo, assegurando água em caso de imprevistos no sistema de abastecimento.
Os beneficiários serão famílias inscritas nos programas de tarifas sociais da Sabesp, que residem em áreas elevadas ou distantes do sistema de distribuição. O objetivo é garantir uma reserva emergencial e atenuar os efeitos da diminuição da pressão noturna.
A Sabesp realizará a instalação completa das caixas d’água nos imóveis, após uma avaliação técnica. A instalação atende à norma técnica brasileira (NBR 5626), que exige a conexão de todas as saídas de água à caixa, prevenindo a falta d’água em casos de reparos na rede ou interrupções no abastecimento.
Para serem elegíveis, os interessados devem residir em cidades da Grande São Paulo atendidas pela Sabesp, estar cadastrados nas tarifas Vulnerável, Social ou Social 2, e residir em áreas mais altas e distantes do sistema, onde a recuperação do abastecimento é mais lenta.
Uma vistoria prévia avaliará as condições de segurança e estruturais do imóvel. Caso aprovado, a instalação será agendada com os moradores. Os clientes da Sabesp podem verificar sua participação nos programas de tarifa social em suas contas de água.
Além da instalação, o programa oferece orientações técnicas sobre reservação domiciliar. Para solicitar a instalação, os clientes devem entrar em contato com a Sabesp. O processo envolve a verificação da elegibilidade, uma vistoria técnica em até sete dias úteis, e, se aprovado, o agendamento da instalação em até 20 dias úteis após a vistoria. A Sabesp executa o serviço e orienta sobre o uso racional da água e a limpeza do reservatório a cada seis meses.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).


















Comentários