O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, inauguraram nesta quarta-feira (24) o Cidade Saúde “Lucimeire Cristina Coelho Rocha”, novo complexo que passa a concentrar diversos serviços da rede municipal de saúde. Durante a cerimônia, também foram anunciados R$ 3 milhões em novos investimentos estaduais para a área.
Do total anunciado, R$ 2 milhões serão destinados à aquisição de equipamentos para exames e procedimentos especializados, como densitometria óssea, tomografia de coerência óptica e aparelhos voltados à área oftalmológica, incluindo cirurgias de catarata. Segundo o governo estadual, o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e permitir que o complexo também receba pacientes de outros municípios.
Além disso, Tarcísio confirmou o repasse de R$ 1 milhão para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste. O recurso será utilizado na conclusão das obras de dez novos leitos de UTI pediátrica do Hospital Santa Bárbara.
“Hoje é um dia muito especial, recebendo mais uma vez o nosso governador Tarcísio, junto do vice-prefeito Felipe Sanches, para a inauguração do Cidade Saúde, um equipamento tão importante para a nossa cidade, que vai dobrar a nossa capacidade de atendimento e melhorar os serviços que são ofertados para os barbarenses. E celebramos também mais um convênio com o Estado, que vai permitir atendimento regional”, destacou o prefeito Rafael Piovezan.
Instalado no cruzamento das avenidas Santa Bárbara e Vereador Antonio Carlos de Souza (Antonio da Loja), no Jardim Alphacenter, o Cidade Saúde foi construído com investimento de R$ 25 milhões em recursos próprios do município. O prédio possui quatro andares, 3,6 mil metros quadrados de área construída e 28 consultórios ampliados. As obras foram executadas ao longo de 36 meses.
Durante a inauguração, o governador ressaltou a proposta de concentrar diferentes etapas do atendimento em um único local. “É muito legal saber que agora temos um equipamento que presta assistência integral. Um local onde a pessoa vai ter atendimento especializado e poderá fazer o diagnóstico, o exame, o tratamento, a cirurgia e ainda ter a dispensação do medicamento, tudo num único local. Isso é conforto, amparo, é sinal de excelência na gestão. Você, Rafael, está fazendo uma gestão excelente junto de seu time, junto do vice-prefeito Felipe Sanches, com seu secretário. Só temos que bater palmas e prestigiar, e é isso que estamos fazendo aqui”, afirmou Tarcísio de Freitas.
O complexo reúne o Centro de Especialidades, a Central de Regulação, a Vigilância em Saúde e a Farmácia Municipal. A expectativa é que cerca de 300 profissionais atuem no local.
Entre os novos serviços estão o Ambulatório de Ostomia, o Ambulatório de Feridas, grupos educativos voltados à obesidade infantil e ao diabetes tipo 1, além do Centro de Procedimentos Ambulatoriais, destinado a atendimentos odontológicos, dermatológicos, urológicos e pequenas cirurgias.
A unidade também contará com consultas integradas, mutirões de exames e procedimentos para redução das filas de espera, incluindo cirurgias de catarata, pterígio e exames especializados.
Segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é realizar entre 12 mil e 13 mil procedimentos por mês, ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal.

















Comentários