A Comissão de Ética da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste continua analisando a denúncia da vereadora Esther Moraes (PV) contra o vereador Felipe Corá (PL). O caso se refere ao episódio em que Corá disse para que a parlamentar “continuasse latindo” durante uma sessão ordinária. A apuração foi retomada em outubro e está sob responsabilidade dos vereadores Cabo Dorigon, Celso Ávila, Alex Dantas, Arnaldo Alves e Carlos Fontes.
No dia 23, os dois entregaram suas manifestações em reunião aberta à imprensa. Corá afirmou que já cumpriu decisão da Vara Cível, pagando indenização e publicando retratação. Disse ainda que o processo teria sido arquivado anteriormente e que sua retomada violaria princípios jurídicos. A alegação foi negada pelo presidente da Comissão, Cabo Dorigon, que afirmou que o procedimento nunca foi arquivado na Câmara.
O vereador sustenta que não houve quebra de decoro e pede o arquivamento da denúncia.
Esther Moraes argumenta que não se trata de um simples desentendimento político. No documento entregue à comissão, afirmou: “As expressões utilizadas e o contexto em que se deram revelam violência verbal e simbólica contra mulher no exercício de mandato”. Para ela, o episódio afronta o Código de Ética da Câmara, princípios de respeito e dignidade e a Lei Federal nº 14.192/2021, que combate a violência política contra a mulher.
A vereadora afirma que a conduta expôs o Legislativo ao ridículo e critica o fato de o processo ter ficado parado na legislatura anterior, presidida por Reinaldo Casimiro, então aliado de Corá. Esther pede que a comissão reconheça “a prática de ato atentatório ao decoro parlamentar por parte de Corá” e aplique sanções, incluindo suspensão ou cassação do mandato.
No dia 8, a comissão ouvirá testemunhas e reunirá novas provas. Caso avance ao plenário, o processo pode resultar na cassação do vereador.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).


















Comentários