Cotidiano

Estado de SP tem 25 hospitais com mais de 95% de ocupação de UTIs

0
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Arraia Tivoli

No estado de São Paulo, pelo menos 25 hospitais públicos estão com mais de 95% dos leitos das unidades de terapia intensiva (UTI) ocupados devido ao aumento do número de pacientes com covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em 19 hospitais, as UTIs estão completamente lotadas.

Entre os hospitais com UTIs 100% ocupadas, nove ficam na capital paulista e três em cidades da região metropolitana – Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Itapecerica da Serra. Ainda na Grande São Paulo, têm mais de 95% de ocupação dos leitos de tratamento intensivo hospitais nos municípios de Santo André e Francisco Morato. O Hospital Geral de Vila Penteado, na zona norte paulistana, também está com UTI quase lotada.

De acordo com a secretaria, com muitos hospitais nesta situação, até o remanejamento de pacientes para garantir o tratamento é difícil. “Este cenário impacta inclusive na realização de transferências”, enfatiza a nota da pasta.

Segundo balanço da secretaria, o remanejamento de pacientes para aproveitar melhor as vagas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado já viabilizou o tratamento para 170,3 mil pessoas durante toda a pandemia. “Cada solicitação é avaliada por médicos reguladores, sendo crucial a atualização do quadro clínico. As transferências dependem ainda de o paciente apresentar condições para deslocamento seguro, cabendo ao serviço de origem a estabilização clínica e o transporte”, detalha a pasta sobre o procedimento.


Covid-19: Brasil bate recorde com quase 2 mil mortes em 24 horas

Notícia Anterior

Chico anuncia aumento de leitos de enfermaria e UTI Covid no Hospital Municipal

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano