Os Estados Unidos suspenderam o processamento de vistos de imigração para cidadãos de 75 países. Segundo informações divulgadas pela emissora Fox News, a lista incluiria o Brasil, além de Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Nigéria, Tailândia, entre outros. O governo do presidente Donald Trump não anunciou alterações nos vistos de turismo.
Em comunicado oficial, o Departamento de Estado informou que a medida busca limitar a entrada de imigrantes que possam depender de benefícios públicos. “O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, diz o texto.
Ainda de acordo com o Departamento de Estado, a decisão tem como objetivo impedir que prováveis imigrantes se tornem “um encargo público para os EUA ao chegarem ao país”.
A medida ocorre em meio a tensões relacionadas à política migratória, após a morte da cidadã norte-americana Renee Nicole Good durante uma operação da ICE, no estado de Minnesota, episódio que gerou mais de mil protestos em diferentes regiões do país. Trump tem criticado imigrantes no estado, governado por democratas, acusando-os de fraude em sistemas de benefícios sociais.
A Casa Branca ainda não divulgou oficialmente a lista completa de países afetados. Procurado, o Itamaraty não comentou a informação. A Agência Brasil também buscou posicionamento da Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda resposta.
A informação da Fox News foi compartilhada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, dando caráter oficial ao conteúdo divulgado pela emissora. Segundo a reportagem, a suspensão teria duração indeterminada e passaria a valer a partir de 21 de janeiro.
A Fox News afirma ter tido acesso a um memorando do Departamento de Estado que orienta consulados a recusarem vistos durante a revisão dos procedimentos de triagem e verificação. O documento menciona a possibilidade de negação com base em fatores como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e eventual necessidade de cuidados médicos prolongados. “A orientação instrui os funcionários consulares a negarem vistos a candidatos que provavelmente dependerão de benefícios públicos”, diz a emissora.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).














Comentários