Um homem foi detido na tarde desta sexta-feira (07) após ser flagrado tentando comercializar um Sagui, um animal silvestre protegido por lei, na Avenida Armando Sales de Oliveira, no bairro Jardim Ipiranga, em Americana.
A Guarda Municipal (GM) recebeu uma denúncia anônima e prontamente uma equipe, composta pelo subinspetor Cauê e pelo GCM Padilha, se dirigiu ao local indicado. Ao abordarem o indivíduo suspeito, encontraram uma gaiola contendo o animal no interior do veículo.
Ao ser questionado pelos agentes, o homem admitiu ter adquirido ilegalmente o Sagui de uma terceira pessoa na cidade de Limeira, pelo valor de R$1.000. Ele planejava vendê-lo por R$1.800 a uma moradora de Americana.
Visando a segurança e o bem-estar do animal, este será encaminhado para a ONG AIPA (Associação de Incentivo e Proteção Ambiental) na cidade de Limeira, onde receberá os cuidados adequados.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária, onde o homem de 29 anos foi ouvido pelas autoridades competentes e posteriormente liberado. Até o momento, o possível comprador do animal silvestre não foi localizado.
A comercialização de animais silvestres é uma prática ilegal e contribui para o tráfico de espécies protegidas, ameaçando a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas
Comentários