Geral

Moraes afirma que plataformas só permanecerão no Brasil se respeitarem a lei

0
moraes
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (7) que as plataformas digitais só poderão continuar operando no Brasil se respeitarem a legislação nacional. A declaração foi feita durante uma roda de conversa no STF sobre a importância da democracia.

“Aqui é uma terra que tem lei. As redes sociais não são terras sem lei. No Brasil só continuarão a operar se respeitarem a legislação brasileira, independentemente de bravatas de dirigentes irresponsáveis das big techs”, afirmou Moraes. Ele também destacou que o STF não permitirá que redes sociais sejam usadas para ampliar discursos de ódio, antidemocráticos, ou de cunho nazista, fascista, misógino e homofóbico.

A fala do ministro ocorre um dia após Mark Zuckerberg, proprietário do grupo Meta — controlador de plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook —, anunciar mudanças na moderação de conteúdo, incluindo o fim da checagem de informações e maior flexibilidade para postagens. Zuckerberg declarou ainda que pretende trabalhar com o ex-presidente norte-americano Donald Trump para pressionar governos que, segundo ele, “perseguem empresas americanas e censuram conteúdos.”

Regulação Digital e Responsabilidade das Big Techs

Moraes, relator de inquéritos sobre notícias falsas, milícias digitais e golpe de Estado, enfatizou a necessidade de regulamentar e responsabilizar grandes conglomerados tecnológicos. “O desafio é não permitir que esses gigantes, com seus dirigentes irresponsáveis, por acharem que têm dinheiro, possam mandar no mundo.”

O ministro Gilmar Mendes também participou do evento e reforçou a importância de um “constitucionalismo digital” para garantir direitos fundamentais no ambiente virtual. “Essa trajetória normativa jamais poderá ser confundida com censura. Não é censura”, afirmou Mendes. Ele defendeu que as redes sociais assumam responsabilidade pela disseminação de conteúdos ilícitos.

Atos de 8 de Janeiro e o Papel das Redes Sociais

Os ministros associaram episódios de violência política, como os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, à disseminação de informações falsas e mobilizações promovidas por redes sociais. Para Moraes, a instrumentalização das plataformas por extremistas de direita tem corroído a democracia global.

“Esse novo populismo extremista digital corrói a democracia por dentro”, declarou. Gilmar Mendes complementou, afirmando que o ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília, representou o ápice do extremismo incitado pelas redes sociais.

A fala dos magistrados ocorre em um contexto de tensão entre o governo brasileiro e as big techs, como visto no caso da rede social X, de Elon Musk, que foi multada em R$ 28,6 milhões por descumprir ordens judiciais de bloquear contas no país.

As declarações reforçam o compromisso do STF em proteger a democracia e regular as plataformas digitais para prevenir a disseminação de discursos prejudiciais no Brasil.


Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).

Governo não vai cobrar imposto por Pix, diz Receita Federal

Notícia Anterior

Loteria Federal 5931: confira o resultado desta quarta (08/01/2025)

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral