Geral

Pacientes oncológicos participam do “1º Arraiá Unacon”

0
arraia uncacon americana
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O “1º Arraiá Unacon”, realizado nesta sexta (23), reuniu pacientes, equipes de enfermagem e médicos do Centro de Oncologia de Americana. A confraternização junina teve quitutes, música típica e brincadeiras de pescaria, jogo de argolas e boca do palhaço.

A festa aconteceu entre 9h e 11h, simultaneamente às consultas e procedimentos da Unacon – equipamento público de saúde que, no último dia 18, completou um ano de funcionamento, com 7.831 procedimentos realizados.


Participe do grupo de empregos do Portal de Americana no WhatsApp. Clique no link: https://chat.whatsapp.com/JbK7hgnUkWZ7g3vsCcGNj6

Desde fevereiro, a Unacon é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, organização social de saúde (OSS) que mantém, junto à Prefeitura de Americana, contrato de gestão compartilhada da unidade oncológica, do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José.

“Estou tirando fotos para mostrar para a minha filha. Isso aqui é bom porque anima o pessoal que, geralmente, fica quietinho pensando na doença”, diz o paciente Benedito Gomes de Araújo, 75 anos.

Sandra Aparecida Bonvechio da Rocha, 66 anos, que é paciente da Unacon desde o final de março, estava curtindo a festa ao lado da nora Viviane Rocha. “Já joguei argolas, pesquei e agora estou comendo esta pipoquinha”, relatou.

Viviane, por sua vez, fez um comentário sobre a qualidade de atendimento e o acolhimento carinhoso que a sogra tem em suas idas à Unacon. “Aqui, são todos ótimos, desde a recepção até os médicos, sempre atendem com amor e carinho. Somos muito bem acolhidas, o tratamento é olho no olho e, com isso, a mensagem que as enfermeiras nos passam é que ‘vai ficar tudo bem’. Elas têm uma humanidade incrível”, elogia.

Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes salienta: “Celebrações como essa, que propiciam momentos de integração e convívio entre nossos pacientes oncológicos, são fundamentais. São ações de promoção da saúde e bem-estar, complementares ao tratamento médico, que também impactam positivamente no estado de saúde do paciente”, analisa a diretora.

Raquel Cordeiro, a coordenadora da Unacon, explica que a equipe da unidade se prepara e faz questão de proporcionar esses momentos aos pacientes. “É prazeroso ver o sorriso e o benefício que estas ações trazem para eles. Hoje, particularmente, está sendo bem especial, pois a animação e o envolvimento deles com as brincadeiras são gratificantes para nós”, afirma.




Redes Sociais e Influenciadores Digitais: O Poder das Parcerias

Notícia Anterior

Lula cancela jantar com príncipe saudita acusado de ordenar assassinato de jornalista

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral