A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma operação de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Sumaré. A medida foi determinada pela 1ª Vara Federal de Campinas e faz parte de uma investigação conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre contratos firmados em 2020, durante a gestão do ex-prefeito Luiz Dalben.
Segundo o mandado, o foco da operação é a coleta de documentos e registros relacionados a processos licitatórios e contratos celebrados entre o município e a empresa Life Tecnologia Educacional Ltda. no período mencionado.
A decisão judicial autoriza a apreensão de documentos físicos, computadores, mídias eletrônicas e outros materiais que possam contribuir com as apurações sobre eventuais irregularidades em contratos públicos.
Durante a ação, foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em diferentes estados — São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Todas as ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Campinas.
A Prefeitura de Sumaré divulgou nota oficial informando que colaborou integralmente com as autoridades, fornecendo os documentos e informações solicitados. O governo municipal também destacou que os fatos investigados se referem exclusivamente à gestão anterior, sem envolvimento da atual administração.
“A Prefeitura de Sumaré informa que recebeu, na manhã desta quarta-feira (12/11), equipe da Polícia Federal para o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Campinas, em investigação conduzida pelo Ministério Público Federal.
O procedimento tem como foco contratos firmados em 2020, referentes à gestão anterior, e não diz respeito a contratos celebrados pela atual administração.
O Executivo Municipal reforça que está colaborando de forma plena com as autoridades competentes, disponibilizando toda a documentação e informações solicitadas, com transparência e total respeito à legalidade.
Ressalta-se que a medida possui caráter exclusivamente investigativo, sem qualquer conclusão ou juízo de valor sobre eventuais responsabilidades.
A Prefeitura de Sumaré reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, mantendo o funcionamento normal de todos os serviços à população”, diz a nota.
A operação é conduzida pela Polícia Federal com apoio do Ministério Público Federal e segue sob sigilo judicial.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).














Comentários