O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), anunciou a nomeação de sua mãe, Noemi Stein Sciascio, como secretária de Inclusão Social, cargo com remuneração em torno de R$ 10 mil. A decisão foi divulgada pelo próprio chefe do Executivo em uma postagem nas redes sociais, onde destacou as qualificações e o legado de sua mãe.
No comunicado, o prefeito justificou a escolha afirmando que ela se baseia na trajetória profissional e no histórico de dedicação social de Noemi. “É com gratidão, responsabilidade e fé que anuncio Noemi Stein como a nova Secretária de Inclusão Social de Sumaré. Uma escolha que transcende laços familiares e se fundamenta em sua trajetória profissional, em sua dedicação ao próximo e em sua missão de vida: cuidar de quem mais precisa”, escreveu. Ele também destacou a atuação de Noemi como empresária, administradora, bombeira civil e ativista social.
A nomeação, no entanto, gerou críticas nas redes sociais, onde diversos usuários acusaram o prefeito de nepotismo. A prática consiste em favorecer parentes para ocupação de cargos públicos e, segundo os críticos, a escolha de Noemi estaria em desacordo com os princípios da impessoalidade no serviço público.
Em resposta, a Secretaria de Comunicação de Sumaré emitiu uma nota defendendo a legalidade da nomeação. De acordo com o comunicado, a Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que cargos de secretariado são considerados de natureza política, o que os exclui das regras que configuram nepotismo. A nota também destacou a atuação de Noemi no Conselho do Fundo Social e seu histórico de serviços prestados à comunidade.
“A nomeação está amparada por lei e não caracteriza nenhum caso de nepotismo ou ilegalidade. Noemi Stein tem décadas de residência em Sumaré e um histórico de apoio a causas sociais. Sua experiência e dedicação à população em situação de vulnerabilidade social foram fundamentais para sua escolha”, concluiu o comunicado assinado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).



















Comentários