Cotidiano

PT aciona Bolsonaro no TSE por propaganda antecipada em motociata em Americana

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Semana do consumidor

O Partido dos Trabalhadores acionou o Tribunal Superior Eleitoral mais uma vez contra Jair Bolsonaro(PL) em razão de “motociata”, comício e pedido de voto praticados na sexta-feira santa (15), que saiu de São Paulo e teve como ponto final o recinto da Festa do Peão de Americana, no ato chamado de “Acelera para Cristo”.

De acordo com os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin, responsáveis pela representação do PT, “o envolvimento de Jair Bolsonaro foi ativo e proativo, desde o início: 1) convocou publicamente o evento; 2) conduziu sua motocicleta durante todo o percurso, incitando seus apoiadores com gestos típicos de suas campanhas; 3) desfilou em carro aberto e; 4) subiu em carro som, realizou comício, pedindo votos, explicita e implicitamente”.

O PT sustenta na peça que “deve-se afastar, a partir dos fatos narrados, qualquer tentativa de caracterizar os eventos como decorrentes do exercício do cargo de Presidente da República, ou o de considerar o Representado mero beneficiário dos atos”.

Os advogados também ressaltaram a utilização de hashtags ligada à eleição deste ano. “Corroboram a natureza de pré-campanha da “motociata” as publicações feitas no Facebook por Jair Bolsonaro e seu filho, Senador Flávio Bolsonaro, garantindo a presença do candidato , sempre retratado em meio à multidão e associado à hashtag #bolsonaro2022”, diz a peça.

A representação contra Bolsonaro também argumenta que o suposto ato de campanha antecipada usou dinheiro público para sua realização. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o gasto com o reforço do policiamento por causa da manifestação foi de aproximadamente R$ 1 milhão.

O partido pede que a Corte condene o presidente e o pastor Jackson Vilar, organizador do evento, ao pagamento de multa.


Prefeitura de Americana conclui recape na região da Avenida Nove de Julho

Notícia Anterior

Americana confirma terceira morte por dengue em 2022

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano