Geral

Restaurante em Americana usa aparelho ultrassônico para afastar cachorro

0
img 2356

Funcionários e o gerente do restaurante Taboca, em Americana, foram flagrados utilizando um aparelho ultrassônico para expulsar um cachorro do estabelecimento localizado no bairro Morada do Sol.

O Portal de Americana teve acesso a dois registros: um de novembro de 2025 e outro na última quarta-feira (11). Nas imagens, uma funcionária e o gerente aparecem utilizando um dispositivo que emite uma onda sonora para afastar o animal do local.

O cachorro, que aparenta ser da raça Beagle, costuma circular pela região e transitar pelo restaurante durante o período noturno. O Portal de Americana não conseguiu identificar quem é o proprietário do animal.

Na última quarta-feira, ao ser questionado por clientes sobre o uso do equipamento, o gerente do estabelecimento afirmou que o dispositivo é utilizado apenas para “dar um susto” no cachorro.

O equipamento utilizado no restaurante é comercializado como “repelente ultrassônico” e pode ser encontrado com facilidade em plataformas de venda online, como Mercado Livre e Shopee.

De acordo com os anúncios, o aparelho funciona por meio de ondas ultrassônicas, com frequências acima de 20 kHz, consideradas inaudíveis para humanos. A proposta do dispositivo é afastar animais por meio da emissão dessas ondas sonoras.

O Portal de Americana consultou um especialista na causa animal sobre o caso. Segundo ele, o uso desse tipo de dispositivo pode ser enquadrado na Lei de Maus-Tratos (Lei 14.064/2020), dependendo das circunstâncias.

“O uso de qualquer dispositivo que cause dor, sofrimento ou estresse intenso pode ser caracterizado como maus-tratos, o que é crime federal, sujeito a pena de prisão de 2 a 5 anos, multa e perda da guarda”, explicou.

Ao Portal de Americana, o proprietário do restaurante, Emerson Pavin, afirmou que o cachorro frequenta o local há anos e que não concordaria com o uso de um equipamento que pudesse prejudicar o animal.

Segundo ele, o cão circula pelo estabelecimento desde 2018. Pavin explicou que o dispositivo utilizado não é um equipamento de choque.

“É um aparelho que emite ondas sonoras”, disse. O proprietário também afirmou que, segundo ele, o equipamento “não é prejudicial”.


Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).

Procon Americana acompanha fiscalização do cumprimento do Protocolo “Não se Cale” em bares e restaurantes

Notícia Anterior

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral