O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana foi o mais concorrido do Provão Paulista Seriado 2025. Com apenas seis vagas disponíveis, a graduação atraiu 4.790 candidatos, o que equivale a uma média de 798,3 candidatos por vaga.
O diretor da Fatec Americana, Wladimir da Costa, comentou sobre a alta demanda: “Essa grande procura se deve à combinação de três fatores: o setor de tecnologia em expansão; a qualidade do nosso curso, que está em contínua evolução, sempre acompanhando as demandas do mercado; e a empregabilidade dos tecnólogos que formamos, que têm acesso a diversas oportunidades de estágio e trabalho ainda durante a graduação.”
Entre os diversos cursos disponíveis no Provão Paulista, a graduação de Psicologia na USP foi a mais procurada, com 786,4 candidatos por vaga. Na Unicamp, Arquitetura e Urbanismo liderou a disputa, com 514,7 candidatos por vaga, enquanto na Unesp, o curso de Administração em Jaboticabal foi o mais requisitado, com 478,8 candidatos por vaga.
O Provão Paulista 2025 oferece mais de 15 mil vagas em cursos superiores gratuitos para o próximo ano, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 às 14 horas de segunda-feira (20). Os resultados estão disponíveis no portal oficial do exame, e os candidatos podem consultar sua situação individualmente.
Para os convocados na primeira chamada, a matrícula deve ser feita conforme o cronograma específico de cada instituição de Ensino Superior. Para as Fatecs, a matrícula será realizada por meio de um sistema remoto disponível no site da instituição. O calendário para as matrículas e listas de convocação nas Fatecs está detalhado, com prazos que vão até 21 de fevereiro para a quarta lista de chamada.
Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/.
Matrículas
Os convocados na primeira chamada deverão, obrigatoriamente, efetuar a matrícula conforme o cronograma e as normas de cada instituição de Ensino Superior. A Seduc-SP, responsável pela organização do exame, sugere aos interessados observar as regras no portal do Provão Paulista.
No caso das Fatecs, as matrículas serão realizadas por meio de um sistema remoto, disponível no site https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx – confira calendário abaixo. Para o requerimento de matrícula na Fatec Guaratinguetá, os candidatos convocados deverão acessar o site https://www.fateconline.com.br/sistema/ingressante.aspx. Os detalhes sobre o procedimento e a documentação exigida podem ser consultados na portaria.
Confira o calendário das listas de convocação e o período de matrícula nas Fatecs:
– Primeira lista de chamada unificada: 20 de janeiro;
– Matrícula dos aprovados na primeira lista das Fatecs: de 21 a 23 de janeiro;
– Segunda lista de chamada unificada: 27 de janeiro;
– Matrícula dos aprovados na segunda lista das Fatecs: de 28 a 30 de janeiro;
– Terceira lista de chamada unificada: 3 de fevereiro;
– Matrícula dos aprovados na terceira lista das Fatecs: de 4 a 6 de fevereiro;
– Prazo para o candidato indicar opção única de curso no site do Provão: 12 a 16 de fevereiro;
– Quarta lista de chamada unificada: 19 de fevereiro;
– Matrícula dos aprovados na quarta lista das Fatecs: 20 e 21 de fevereiro.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).



















Comentários