Geral

Gama inicia nova patrulha escolar e se reúne com direção de escolas para discutir ações de segurança

0
patrulha gama americana
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A Secretaria de Educação de Americana e a Gama (Guarda Municipal de Americana) fizeram, nesta quarta-feira (12), a primeira reunião com diretores escolares para detalhar medidas anunciadas na terça-feira (11) pelo prefeito Chico Sardelli no reforço e ampliação da segurança nas escolas municipais. Entre as ações está a contratação de vigilantes para as escolas e a ampliação do patrulhamento escolar feito pela corporação, iniciada na noite de ontem e que continua em desenvolvimento.

O pacote de ações denominado Núcleo de Segurança Escolar inclui, além dos vigilantes armados e da nova patrulha escolar, a implantação do Botão do Pânico, tecnologia que permite o acionamento imediato da Guarda em caso de emergência, o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas, a convocação de quatro psicólogos via concurso público para atuarem na prevenção de casos de violência nas escolas, além do Programa Escola Segura, que prevê o videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação, com a instalação de 933 câmeras (em fase de licitação).

canal whats

O encontro virtual reuniu supervisores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e diretores escolares, e foi conduzido pelo comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.

“Foi uma reunião muito proveitosa em que pudemos falar diretamente com os diretores para apresentar as ações definidas pelo prefeito Chico Sardelli para ampliar a sensação de segurança entre a comunidade escolar. Os diretores terão mais elementos para tranquilizar pais e familiares dos alunos, ressaltando a eles que a Administração Municipal está atenta e trabalhando preventivamente para proteger nossas crianças e adolescentes”, declarou.

O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, destacou o trabalho da corporação. “A Guarda Municipal de Americana, que já tem uma atuação muito efetiva, está coordenando junto aos educadores esse esforço de inteligência e esse espaço reativo quando necessário e, para nós da Secretaria de Educação, é uma tranquilidade contar com essa parceria que trará mais segurança aos nossos profissionais e tranquilidade para as crianças e seus familiares”, destacou.

Desde o anúncio de novas medidas de segurança, a Gama está em contato direto com diretores das escolas por meio de um grupo de Whatsapp, criado para promover a aproximação entre a corporação e a Educação, através do acompanhamento do cotidiano escolar.

Ações do Núcleo de Segurança Escolar
Vigilantes armados nas escolas: a Prefeitura fará a contratação de empresa para fornecer vigilantes para as unidades da rede municipal de Educação.

Botão do Pânico e Tablets nas Viaturas: o aplicativo a ser acionado pelo celular será conectado ao Centro de Controle e Operação Municipal da corporação e, agora, também há tablets presentes nas viaturas, para permitir uma resposta rápida em caso de ocorrências. O treinamento dos servidores sobre as funcionalidades do botão do pânico será iniciado no dia 14, com o início do uso do aplicativo na próxima semana.

Nova Patrulha Escolar: haverá aumento do efetivo diário da Gama, com viaturas dedicadas somente a percorrer o entorno de todas as escolas da rede, prevenindo ações externas.

Convocação de psicólogos aprovados no concurso público: serão chamados inicialmente quatro profissionais para atuarem junto aos alunos da rede, em uma ação preventiva para melhorar o ambiente escolar.

Além disso, a Gama passa a ter contato direto com diretores das escolas através de um grupo de Whatsapp.



Martins pede providências ao governo de São Paulo para reforço da segurança nas escolas estaduais

Notícia Anterior

Feira Noivas & Festas reúne mais de 50 fornecedores em Americana

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral