Geral

Por maioria, TSE torna Bolsonaro inelegível por oito anos

0
Foto: Carolina Antunes/PR
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  formou maioria na tarde desta sexta-feira(30), para tornar o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro(PL) inelegível por oito anos. A condenação ocorreu devido a uma ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), liderado pelo ex-candidato à presidência Ciro Gomes.

A decisão da Corte concluiu que Bolsonaro utilizou seu cargo e a estrutura governamental para disseminar informações falsas relacionadas ao processo eleitoral, além de fazer campanha durante uma reunião com embaixadores estrangeiros em julho de 2022, quando ainda ocupava a presidência.

4 ministros votaram a favor da inelegibilidade de Bolsonaro e contra a de Braga Netto: Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques e André Ramos Tavares e Cármen Lúcia.
1 ministro votou contra tornar o ex-presidente inelegível: Raul Araújo.

O TSE também formou maioria pela improcedência da ação contra o general Braga Netto (PL), candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro no pleito de 2022

Com essa condenação, Jair Bolsonaro ficará inelegível pelos próximos oito anos e terá seus direitos políticos suspensos. A sentença representa um marco na trajetória política do ex-presidente, que enfrentou diversas polêmicas durante seu mandato.

 

 

 

 




Sorteio da Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio sobe para R$ 43 mi

Notícia Anterior

Petrobras reduz preço do gás de cozinha, em 3,9%

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral