A seca histórica que assola o Brasil está diretamente impactando os preços dos alimentos na mesa do consumidor. Em Americana, o limão, fruta essencial em diversas receitas, já registra um aumento significativo.
De acordo com levantamento realizado pelo Portal de Americana em supermercados da cidade, o preço do limão chegou a R$ 12,99 no Supermercado Pague Menos e a R$ 11,98 na rede São Vicente nesta quarta-feira (18).
Segundo o relatório de Acompanhamento dos Preços ao Produtor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), as adversidades climáticas, especialmente a seca, elevaram o preço do limão taiti em 87,9% em setembro. A laranja pera também foi afetada pelo clima quente e seco, com aumento de 16,3% em relação a agosto.
Embora os preços de algumas frutas cítricas tenham disparado, o relatório da Faesp aponta queda nos valores de outros produtos. A batata-doce, por exemplo, registrou redução de 16,3% em setembro, e a alface crespa apresentou desvalorização tanto no mês quanto no ano.
A variação nos preços dos alimentos reflete a complexa relação entre condições climáticas, produção agrícola e mercado consumidor. A seca prolongada impacta diretamente a produção de frutas e hortaliças, gerando escassez e, consequentemente, aumento nos preços.
Apesar da alta nos preços, as assessorias de imprensa dos Supermercados São Vicente e Pague Menos garantiram que o abastecimento de limão segue normalmente nas lojas das redes, sem problemas de distribuição.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Americana? Siga o perfil do Portal de Americana no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do Portal diretamente no WhatsApp e não perca nenhuma novidade! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Americana e região por meio do WhatsApp do Portal de Americana: (19) 98302-4251 (clique aqui).



















Comentários