São Paulo

Tarcísio pede apoio das Forças Armadas no resgate às vítimas das chuvas

0
2de0ef4a fe7c 4df9 a064 76b6f6356116
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu neste domingo, 19, apoio às Forças Armadas para ajudar no socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral do Estado. O Comando Militar do Sudeste vai disponibilizar duas aeronaves para socorrer as vítimas e técnicos do Batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de desobstrução da BR-101. Segundo o governador, há pelo menos 30 pessoas feridas à espera de socorro.

Em Ubatuba, um deslizamento matou uma criança de sete anos. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos também morreu, atingida por uma árvore que caiu. A Defesa Civil decretou estado de calamidade pública após mais de 600 milímetros de chuva em 24 horas.


Participe do grupo de empregos do Portal de Americana no WhatsApp. Clique no link: https://chat.whatsapp.com/JbK7hgnUkWZ7g3vsCcGNj6

Em Ilhabela, o temporal arrastou carros e alagou até o interior de pousadas. Rodovias que dão acesso à região têm trechos bloqueados por queda de barreiras. Na Baixada Santista houve alagamentos em Santos, São Vicente e Praia Grande.

Mais de cem policiais militares do Corpo de Bombeiros atuam em São Sebastião e Ubatuba, sendo que 40 foram deslocados da capital. Tarcísio e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), sobrevoaram as áreas afetadas pelas fortes chuvas no litoral norte.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou um comitê para gerenciar as ações de atendimento às vítimas. Caminhões da Defesa Civil com colchões, cobertores, kits de limpeza e cestas básicas estão sendo abastecidos para o atendimento aos municípios.

O fornecimento de água foi prejudicado em várias regiões do litoral porque as fortes chuvas deslocaram grande quantidade de lama, pedras, troncos, galhos, entre outros materiais, reduzindo a vazão da água tratada nas estações.

Governo federal

O ministro da Integração Regional, Waldez Góes, vai visitar na segunda-feira, 20, as áreas atingidas por fortes temporais em São Paulo. A visita será feita junto ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

“Estamos agindo e acompanhando de perto a situação no litoral norte de São Paulo. Já conversei por telefone com o governador Tarcísio e com os prefeitos dos municípios atingidos”, publicou o chefe da Integração Regional nas redes sociais.

O ministério da Defesa foi acionado para acompanhar a desobstrução nas vias. “Nas próximas horas, a Defesa Civil Nacional se desloca para a região para dar apoio às ações de socorro e resposta à população. Também faremos, de forma sumária, o reconhecimento de situação de emergência em São Sebastião”, acrescentou Waldez Góes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Salvador para dias de descanso na base militar de Aratu.




Repórter é beijado à força durante transmissão ao vivo no bloco Galo da Madrugada

Notícia Anterior

Lula chega a São Paulo amanhã para acompanhar trabalhos após temporal no litoral

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em São Paulo