Geral

Lula anuncia nova universidade federal em SP e inauguração de campus em Osasco

0
vac abr2804232516
Foto José Cruz/Agência Brasil
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou inaugurações e obras para a ampliação da rede de universidades federais em São Paulo nesta segunda-feira, dia 1.º de maio, durante o ato unitário de comemoração ao Dia do Trabalho organizado pelas centrais sindicais, no Vale do Anhangabaú. Além da ampliação de duas universidades existentes, Lula prometeu a inauguração de uma nova unidade de ensino superior até 2026.

O anúncio aconteceu em um palanque onde estava o pré-candidato à prefeitura da capital Guilherme Boulos (PSOL) em um evento que não contou com as presenças do governador Tarcísio Freitas e o prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB). Tarcísio ainda foi convidado pelo presidente da UGT, Ricardo Patah, para o evento, mas preferiu comparecer à Agrishow, em Ribeirão Preto.

Também estavam no evento o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo do Campo. É justamente no ABC que a ampliação da rede deve começar, segundo Lula, com a conclusão das obras da Universidade Federal do ABC. Lula anunciou ainda a construção de uma universidade federal na zona leste de São Paulo e a inauguração de outra unidade em Osasco.

De acordo com ele, o terreno na zona leste para a construção da universidade já existe, pois foi doado pelo então prefeito Fernando Haddad, hoje ministro da Fazenda, que governou São Paulo entre 2012 e 2016. “Nós vamos teminar a universidade federal do ABC. Vamos inaugurar a universidade federal de Osasco E vamos começar a fazer a Universidade Federal da zona leste. Quando o Haddad era prefeito, ele doou o terreno, mas não colocaram uma pedra. Pois eu vou à zona leste com o Camilo (Santana), o nosso ministro da Educação. Eu vou começar a terminar a universidade da zona leste em meu mandato”, disse Lula.

A universidade de Osasco trata-se de um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no município, cujas obras foram vistoriadas por Camilo Santana em março. Na ocasião, o ministro disse que a unidade deve ficar pronta até o final de junho. Atualmente, o campus de Osasco da Unifesp funciona em prédio cedido pela prefeitura.

De acordo com dados do Estadão Verifica, Nos seus dois primeiros mandatos, Lula criou 14 novas universidades federais. A política de expansão da rede levou ao aumento do número de alunos dela de 3,5 milhões em 2003 para 6,3 milhões em 2010.




‘Precisamos ser cada vez mais duros contra assédio com as mulheres’, diz Lula no 1º de maio

Notícia Anterior

Prefeito e secretário de Habitação entregam escrituras de imóveis para 54 famílias

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral