Neste domingo, além de presidente e governador, o eleitor escolherá quem representará a população na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
O Portal de Americana defende uma reflexão: é importante que Americana e nossa região tenham representação nesses espaços.
Isso não é uma questão de esquerda ou direita. A região possui candidatos de diferentes espectros políticos. Cabe a cada eleitor analisar propostas, histórico e ideias e fazer sua própria escolha.
A representatividade regional importa porque quem vive aqui conhece de perto as demandas de hospitais, entidades, infraestrutura, segurança, educação e mobilidade. Deputados também participam da destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.
No Orçamento de 2026, cada deputado estadual de São Paulo dispõe de aproximadamente R$ 13,15 milhões por ano em emendas individuais impositivas. Na Câmara, cada deputado federal dispõe de cerca de R$ 40 milhões anuais.
É dinheiro público, não do parlamentar. Mas os deputados podem indicar onde esses recursos serão aplicados, dentro das regras orçamentárias. Além disso, podem atuar junto aos governos estadual e federal na busca por investimentos e projetos.
Nos últimos anos, Americana ficou sem representantes próprios na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Nesse período, projetos importantes para a cidade e a região enfrentaram dificuldades para avançar ou não saíram do papel.
Ter representantes da região não significa que todos os problemas serão resolvidos. Significa, porém, ampliar os canais para que as demandas locais cheguem a São Paulo e Brasília e para que a região dispute recursos e investimentos.
Independentemente de ideologia, a representatividade regional é um fator que o eleitor pode considerar ao decidir seu voto.
Americana e região precisam ter voz onde as decisões são tomadas.
















Comentários