Cotidiano

Funcionários da Câmara iniciam curso para atendimento em Libras

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A Câmara Municipal de Americana iniciou nesta segunda-feira (1) a capacitação de funcionários para prestar atendimento em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) a pessoas surdas ou com deficiência auditiva que procurem o Legislativo.

A primeira turma conta com 25 servidores concursados e comissionados que atuam em diversos setores da Casa. O curso de 24 horas-aula irá oferecer noções básicas da linguagem e possibilitará aos funcionários a comunicação e orientação da população que precise de atendimento acessível nas dependências da Câmara.

De acordo com os intérpretes de Libras responsáveis por ministrar o curso, a capacitação é importante não apenas para auxiliar na comunicação, mas também para que as pessoas possam compreender como se relacionar com os surdos. “É preciso entender quem é o surdo e saber que ele possui uma identidade própria e está inserido em uma comunidade e uma cultura”, disse Patrícia de Andrade. “Por mais que um atendimento mais aprofundado precise de um profissional, esse treinamento possibilitará um primeiro atendimento e oferecerá a quem procurar a Câmara as condições básicas de acessibilidade”, completou Ricardo Gomes Brito Oliveira.

A capacitação atende à resolução nº 421/2019, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o atendimento em Libras na Câmara Municipal de Americana. De acordo com o presidente do legislativo, vereador Luiz da Rodaben (PP), o objetivo é ampliar a acessibilidade da população na busca pelos serviços públicos, atendendo à legislação federal.

“A principal dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiência auditiva no acesso ao poder público diz respeito à comunicação com os servidores e funcionários responsáveis pela prestação dos serviços. Não resta dúvidas da necessidade de se dar atendimento diferenciado e prioritário às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na Câmara Municipal de Americana, em cumprimento com a legislação”, comentou.

A Câmara estuda ainda a possibilidade de disponibilização de intérprete de Libras nas transmissões de sessões ordinárias, solenes e audiências públicas através da TV Câmara.




Vaticano anuncia que Irmã Dulce será canonizada no dia 13 de outubro

Notícia Anterior

Sumaré inicia construção de local para atender animais vítimas de maus-tratos

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano