Variedades

Almir Pugina: Autor de Via Crucis de SBO ‘dá vida’ ao novo espetáculo da Cia. Parafernália

0
almir pugina
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O autor do texto da 25ª edição do maior espetáculo a céu aberto da Região Metropolitana de Campinas, o Via Crucis, de Santa Bárbara d’Oeste, Almir Pugina, é também o autor da nova proposta da Companhia de Teatro Parafernália: Ir e Vir – Cidadão Vigilante. A peça infantil vai levar cultura e entretenimento educativo para 87 cidades do Brasil.

A Cia Parafernália lançou este mês o projeto Caminhos em Cena que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Instituto CCR, levará para cinco estados, 200 apresentações gratuitas de um espetáculo que reúne brincadeiras, aprendizado e conscientização sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade.

“Redigi os textos do Via Crucis de 2005 a 2012. E, por dez anos, apenas atuei na produção, interpretando um ou outro personagem. Neste ano, recebi com muita alegria dois convites muito importantes: o de escrever novamente o texto da edição comemorativa do jubileu de 25 anos, no qual também vou participar como ator, e também o de voltar a escrever para a Companhia Parafernália, que com muita emoção posso dizer que participei da fundação em 1991”, relembrou o autor.

A primeira obra de autoria de Almir Pugina foi também a primeira da Companhia Parafernália, uma adaptação da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, intitulada Fulanos de Tal. “Depois disso, também escrevi uma das minhas preferidas, que é ‘Maria Lavadeira’, um verdadeiro divisor de águas na minha carreira como autor”, disse.

Em sua carreira, Pugina já escreveu 15 espetáculos e pelo menos 25 projetos culturais, além de ministrar palestras, workshops e treinamentos voltados às artes cênicas. “Almir, além de autor, é também ator, diretor, produtor e, para muitos de nós, um mestre. Ele nos dá uma verdadeira aula do que é arte e do que é o teatro”, elogiou a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.

Neste ano, a peça escrita por Almir para a Cia Parafernália será apresentada de março a dezembro. O objetivo é conscientizar cerca de 30 mil pessoas, principalmente crianças e adolescentes, de 6 a 12 anos, sobre temas sociais como Educação no Trânsito, Inclusão Social, Cidadania, Saúde e Segurança.

“Me lembro que a Companhia Parafernália, já no início, tinha essa preocupação de contribuir para a melhoria da vida das pessoas. Na época, a companhia nasceu de um grupo de amigos que sempre quis fazer a diferença. Não era só fazer mero entretenimento. Tanto que fazíamos uma apresentação teatral para conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e de proteger uma área de preservação ambiental. Unimos teatro e educação”, relembra Pugina. 

“Tudo o que produzimos é movido por aquilo que nos impulsiona”, continua. “Com o espetáculo: Ir e Vir – Cidadão Vigilante eu queria que a criança se enxergasse como um agente da mobilidade urbana e trouxe, no texto, uma linguagem que se aproxima da sua realidade. Falar com o público infantil é um desafio, mas também uma honra e, para mim, como autor, poder contribuir através do exercício da minha profissão para a melhoria da vida das pessoas, é muito gratificante”, reconheceu.

SINOPSE – Ir e Vir: Cidadão Vigilante é um espetáculo de 40 minutos que conta a história dos colegas de escola Gael, Valentina e Lucas, convocados para o desafiante Quiz do Cidadão Vigilante. Determinados a ganhar o prêmio, eles mergulham em uma pesquisa no mundo virtual do jogo Ir e Vir, onde conhecem Irevinda e seus assistentes, Semáforo e Coninho. Juntos, embarcam em uma missão para promover a segurança no trânsito e a sustentabilidade urbana, destacando a importância da cidadania, saúde e segurança de forma leve e divertida, oferecendo entretenimento educativo para o público infantil e incentivando a cooperação entre amigos.

O projeto Caminhos em Cena é uma oportunidade única e transformadora que conta com o apoio do Instituto CCR, unindo esforços para promover cultura, educação e teatro a públicos diversos. A iniciativa prevê ainda a distribuição de mais de 30 mil cartilhas educativas abordando temas que assim como o espetáculo se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 11 da ONU (Organização das Nações Unidas), que visam uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis




Operação “Delivery”: Polícia Civil desmantela esquema de tráfico em Americana

Notícia Anterior

Filiação de Chico Sardelli no PL é destaque na CNN Brasil

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Variedades