Brasil e Mundo

Americana está entre as 10 cidades menos violentas do Brasil

0
Foto: Divulgação/PMA
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Semana do consumidor

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira(5), o estudo que msotra a violência nas cidades brasileiras. O Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019 analisou 310 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país. Americana aparece no atlas como a 9ª cidade menos violenta com taxa de homicídios de 7,7. No ano dos dados, Americana registrou 8 homicídios e a população era de 233.868 pessoas.

O município mais violento do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, é Maracanaú, no Ceará. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, seguida de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Dos 20 mais violentos, 18 estão no Norte e Nordeste do país. De acordo com o coordenador do estudo, o pesquisador Daniel Cerqueira, os municípios mais violentos têm 15 vezes mais homicídios relativamente que os menos violentos. “Em termos proporcionais, a diferença entre os municípios mais e menos violentes corresponde à diferença entre taxas do Brasil e da Europa”, compara. Nos municípios mais violentos, o perfil socioeconômico é mais parecido com os países latino-americanos ou africanos: as pessoas, em geral, não têm acesso à educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho.

Apesar do aumento da violência em algumas regiões, o estudo do Ipea identificou também que 15 unidades federativas tiveram redução no índice de criminalidade entre 2016 e 2017. O levantamento apontou que, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Jaú é cidade menos violenta, seguida de Indaiatuba e Valinhos, todas em São Paulo. No ranking dos 20 municípios menos violentos, 14 são paulistas. Nas cidades menos violentas, os indicadores de desenvolvimento humano são mais parecidos com os países desenvolvidos.

O estudo completo pode ser acessado no site do Ipea, neste link.


Comerciante de Americana está desaparecido

Notícia Anterior

Tivoli Shopping realiza festival de churrasco em setembro

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.