Cotidiano

Chico Sardelli anuncia obras para melhorar o abastecimento de água na região da Avenida Cillos

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Semana do consumidor

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta terça-feira (18) o início de obras para melhorar o abastecimento de água em toda a região da Avenida Cillos. Será feita a instalação de uma nova subadutora com mais de 1,5 mil metros de extensão, além de dois sistemas de bombeamento. As intervenções já começaram e irão beneficiar diretamente mais de 23 mil pessoas, garantindo segurança no abastecimento ao longo de pelo menos 15 anos.

A nova subadutora terá 500 milímetros de diâmetro e substituirá a atual, de 300 milímetros, aumentando o volume de água que será destinado ao novo reservatório da Vila Santa Catarina, que está em fase final de construção. A subadutora será instalada na faixa sentido bairro-centro da avenida, saindo do reservatório até a Rua Fernando de Camargo, onde será interligada à subadutora que vai até a ETA (Estação de Tratamento de Água).

A instalação será feita pela Construtora Caprem, com supervisão do DAE (Departamento de Água e Esgoto) como medida compensatória e mitigatória por conta de empreendimentos imobiliários localizados no Parque Novo Mundo. Além da nova subadutora, as obras também contemplam a instalação de dois sistemas de bombeamento de água, um na ETA e o outro no reservatório da Vila Santa Catarina.

O conjunto de obras terá investimento de R$ 8 milhões, custeados pela empresa, com contrapartida de R$ 2 milhões do DAE na parte elétrica.

Com a nova subadutora, haverá aumento na quantidade de água destinada à região do Parque Novo Mundo, Terramérica, Cidade Jardim, Parque Universitário, Jardim Primavera e São José, impactando diretamente uma população de mais de 23 mil pessoas. Desta maneira, também serão beneficiados com mais água a própria Vila Santa Catarina, Jardim São Paulo, Jardim São Pedro, Vila Gallo, Vila Medon, e adjacências.

As obras terão cerca de 90 dias de duração, com pausa de 15 dias no período das festas de fim de ano. As intervenções na avenida serão feitas por etapas e o trânsito será desviado para o bairro com a devida sinalização. Equipes da Secretaria de Obras, de Trânsito e Guarda Municipal apoiarão as ações na sinalização durante as obras.

O prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi ressaltaram a importância de mais esse investimento em saneamento.

“É uma obra voltada para o presente e o futuro da nossa cidade, que vai permitir o nosso desenvolvimento nos próximos anos, garantindo o abastecimento de dezenas de milhares de pessoas. Pouco a pouco vamos virando a página da falta de água em Americana, com a construção de novos reservatórios, a troca de redes em diversos bairros e agora essa nova subadutora”, afirmou Chico.

“Essa subadutora vem em boa hora e vai impactar diversos bairros da cidade, alguns deles que costumam ter problemas de falta de água há muitos anos, como a região do Parque Novo Mundo e Terramérica, por isso, é uma obra necessária e fundamental”, disse Odir.

O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, destacou que as obras serão feitas em etapas para impactar o mínimo possível o trânsito.

“Sabemos do impacto que essa obra terá no trânsito, mas é um trabalho necessário e que só pode ser feito na avenida. Contamos com a compreensão da população durante esses 90 dias de obra, porque as melhorias que ela trará serão duradouras ao longo de muitos anos”, afirmou Zappia.


Vereadores rejeitam projeto que condicionava recebimento de lixo de outras cidades ao reaproveitamento dos resíduos

Notícia Anterior

Lula diz que vai recriar Ministério da Segurança Pública

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano