Cotidiano

DAE utiliza novo sistema não destrutivo para troca de rede de água

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana começou a utilizar um novo sistema para a troca da rede de água no município. Guiado por um GPS, o MND (Método Não Destrutivo), também conhecido como furo direcional HDD, está sendo usado em diversas obras subterrâneas.
O método aplicado pela autarquia é um processo de instalação, reparação ou reforma de tubos, dutos e cabos subterrâneos, que diminui ou elimina a necessidade de escavações em obras.

De acordo com o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, basta uma pequena abertura no piso para a realização da obra. “Diversas obras importantes e em locais com trânsito intenso foram feitas com o MND, como na Avenida de Cillo, Rua Florindo Cibin e Avenida Brasil. Estes são apenas alguns pontos conhecidos, mas no total já foram trocados 1.500 metros de rede de água usando o método”, disse.

Zappia informou ainda que o procedimento consiste na capacidade de instalar redes hidráulicas com o mínimo impacto em vias e locais movimentados ou de difícil acesso, reduzindo a mão-de-obra das equipes, como a necessidade de abertura de valas, a retirada de camada asfáltica, escavação, escoramento de vala, entre outros.

“Além de todas essas vantagens, há também uma diminuição de custo da obra. O MND gera economia, pois utilizamos material de polietileno de alta densidade, o PEAD, um dos melhores do mercado hoje, que tem a facilidade e a segurança das conexões serem soldadas por termofusão ou eletrofusão”, informou.


Procon-SP recebe 900 reclamações sobre compras na Black Friday

Notícia Anterior

Americana é a cidade que mais gerou emprego na microrregião em outubro

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano