Cotidiano

Motorista pode ser multado antes dos 20 minutos na área azul

0
Foto: Reprodução/Facebook
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Maratona

Mesmo com a tolerância de 20 minutos anunciada pela Prefeitura de Americana, baseada na lei municipal nº 4.255, de novembro de 2005, o motorista que estacionar na área azul da cidade pode ser multado independente do tempo estacionado. Isso ocorre pois não há comprovação do horário de parada de cada veículo. As multas começam a ser aplicadas nesta segunda(8).

A lei criada pelo Vereador Paulo Sérgio Vieira Neves, o Paulo Chocolate, e sancionada pelo ex-prefeito Dr. Erich Hetzl Júnior, estabelece que os veículos só podem ser multados quando se esgotar o prazo de 20 minutos de tolerância. Mas com a atuação da Estapar, hoje o processo é diferente.

------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Portal telegram

Na área azul digital de Americana, ao estacionar seu veículo em uma vaga e ser ‘flagrado’ pelo carro equipado por câmeras ou por um funcionário da empresa, o motorista tem 20 minutos para efetuar o pagamento do ticket de qualquer valor e sua placa ‘cair’ no sistema. Na prática, o tempo é de tolerância e não de gratuidade.

Se motorista que for ao centro e ficar 5 minutos parado em uma vaga e, neste período ter a placa capturada pelo veículo de fiscalização, ele pode ser multado. Isso porquê a tolerância é contada a partir do momento que o carro foi flagrado em uma vaga com cobrança. A fiscalização não retorna ao local para confirmar o tempo que o motorista ficou parado.

De acordo com a Estapar, há gratuidade nas vagas rápidas de 15 minutos e nos locais chamados de ‘área branca’, próximo a hospitais. Neste caso a gratuidade é de 30 minutos.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Omar Najar(MDB), garantiu que não haverá multa para quem ficar menos de 20 minutos. “Se alguém se sentir prejudicado, se dirija até a Secretaria de Transportes, que nós vamos resolver isso da melhor maneira possível”, disse o prefeito.

“A lei existe, nós já falamos com a empresa e empresa tem que aceitar. Se ela não aceitar nós vamos ter outro problema para resolver”, disse Omar.

A multa para quem for flagrado estacionado em uma vaga sem pagamento do ticket é de R$ 195,23 e gera cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Acidente deixa oito feridos na Rodovia Anhanguera

Notícia Anterior

Soma abre inscrições para guardinhas nesta segunda

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano