Cotidiano

Praia dos Namorados vive infestação de carrapatos

0
Foto: Will Moreira/Portal de Americana
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A Praia dos Namorados, que deveria ser um cartão postal de Americana se tornou um ponto de infestação de carrapatos. Durante o final do dia e a noite, as capivaras que são hospedeiras do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa são vistas na calçada da orla ao lado da Represa Salto Grande. Uma moradora gravou um vídeo em que mostra carrapato estrela na calçada (veja abaixo).

A moradora Gisleine Bellan, de 41 anos, solicitou junto a prefeitura de Americana, no dia 18 de dezembro de 2018 a colocação de placas alertando sobre o risco de quem acessa o local. No final de abril a prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente fez a entrega das placas na casa da moradora. Ela e o esposo fizeram a instalação, após autorização do órgão. “Ele(motorista) disse que só tinha ordem para entregar e que nós poderíamos colocar”, conta Bellan. Na última semana um cachorro morreu após ser atacado por uma capivara.

No dia 5 de maio, as placas foram retiradas pelo filho de uma comerciante do local. Gisleine registrou um boletim de ocorrência na Central de Polícia Judiciária.

De acordo com o B.O., o filho de uma comerciante teria retirado o material instalado pela moradora sob alegação de boicote aos quiosques que funcionam no local. Outro comerciante chegou a dizer que iria ‘colocar fogo nas placas’ e que não iria devolver nem recolocar até que a prefeitura notificasse sobre o assunto.

No ano passado, um homem morador da região da Praia dos Namorados foi diagnosticado com febre maculosa. Outros casos foram registrados na cidade, inclusive na região da represa do Salto Grande.

O Boletim de Ocorrência registrado pela moradora | Foto: Will Moreira/Portal de Americana

“Nós não estamos boicotando os comércios, queremos que a prefeitura toma alguma atitude. No final de semana as pessoas que frequentam a orla chegam a deitar sobre a grama. Eu tenho um filho pequeno e tenho medo”, conta Gislaine. De acordo com ela o boletim foi registrado para preservar as placas que são bem publico e para resguardar a integridade de sua família.

Vídeo feito pela moradora 

O QUE DIZ A PREFEITURA
Questionada através de sua assessoria de imprensa, sobre quais medidas a estão sendo adotadas para evitar que pessoas sejam contaminadas com a doença, a Prefeitura de Americana não respondeu até a publicação.

ÁREAS DE RISCO NA CIDADE
Área da Carioba (pesqueiros do Rio Piracicaba, próximos ao Parque Têxtil da Rua Carioba).
Área da Casa de Cultura Herman Müller (mata ciliar adjacente ao Ribeirão Quilombo)
Área do Rio Jaguari (Região Pós-Represa do Salto Grande / chácaras nas proximidades da Colônia Agrícola do Sobrado Velho)
Área do Museu Histórico (pesqueiros na confluência dos Rios Atibaia e Jaguari)
Área do Assentamento Milton Santos (matas ciliares do Rio Jaguari e Córrego Jacutinga)
Área da Ponte do Rio Piracicaba / Rodovia Anhanguera (pesqueiros locais)
Área do Rio Piracicaba (pesqueiros na proximidade do Centro de Detenção Provisória de Americana)
Área da Represa do Jardim Imperador (Área do Portal dos Nobres)
Área da Praia dos Namorados (orla da Represa do Salto Grande)
Área do Bairro Mirandola (pastos e matas periféricas)
Área da Praia do Zanaga (braço da Represa do Salto Grande entre os Bairros do Zanaga e Vale das Nogueiras)
Área da Usina da CPFL (Represa do Salto Grande)
Área da Praia Azul (orla da Represa do Salto Grande)
Área do Ribeirão Quilombo (toda a extensão)
Área Verde do Parque Nova Carioba (mata ciliar do Córrego Bertini).

ORIENTAÇÃO
Caso frequente áreas de risco, a orientação da secretaria é para que a pessoa use roupas claras e coloque a barra das calças dentro da meia ou utilize botas de cano alto. Após sair do local é necessário examinar o copo para verificar se não há picadas. Os sintomas da doença são febre alta, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e manchas avermelhadas na pele.




Patrícia divulga fotos do ensaio newborn do neto de Silvio Santos

Notícia Anterior

Condomínio não pode proibir morador de ter animal, decide STJ

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano