Cotidiano

Renato Martins quer proibir charretes de carga em Americana

0
Foto: Flávio Pereira/CMSJC
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O vereador Renato Martins protocolou na Câmara Municipal de Americana, no dia 28 de maio, um projeto de lei que dispõe sobre a proibição do uso de veículos de tração animal com carga em área urbana e sua substituição por veículo de propulsão humana

De acordo com o projeto, não poderão ser usados equinos, asininos, muares, caprinos e bovinos para realizar tração de cargas no dorso, estando o condutor montado ou não.

Atividades como haras, corridas de cavalos (turfe), saltos com cavalos (hipismo), equoterapia, cavalgadas, desfiles, bem como o uso de animais pelas forças públicas, militares ou civis, que tenham grupamentos com montaria, são excluídas da lei.

Em caso de descumprimento, o animal será apreendido e encaminhado para o Centro de controle de Zoonoses e o condutor será multado em 10 UFESPS, cerca de R$ 265,30.

De acordo com o autor, por falta de recursos, os animais não recebem qualquer tipo de assistência veterinária, seja preventiva ou curativa, tal como vacinação, mineralização e desverminação já que são usados por pessoas de baixa renda.

“Esses animais são mantidos e utilizados pela população de menor poder aquisitivo e, comumente, de baixo grau de escolaridade. Submetidos, muitas vezes, a arreios e peias, e ferrageamentos (ato de ferrar ou ferragear o animal) inadequados, esses animais, considerando-se as exceções, são alvos de pressão e maus-tratos, andando horas sem comer, beber ou descansar, carregando peso superior ao recomendado”, disse Renato.

O projeto está tramitando entre as comissões e deve entrar na pauta das próximas sessões.




Plantio marca lançamento oficial da campanha Junho Verde em Americana

Notícia Anterior

Produto usado no slime pode provocar convulsões em crianças

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano