Santa Bárbara d’Oeste confirmou o primeiro caso de contaminação pela Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura ao Portal de Americana, nesta segunda-feira(18).
De acordo com informações da secretaria de Saúde, o infectado é um homem de 30 anos que foi atendido no Amdic (Ambulatório Médico de Doenças Infectocontagiosas).
O homem foi diagnosticado após exame, foi medicado e passa bem. Ele está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica.
Sobre a doença
A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o período de incubação da varíola dos macacos pode variar de cinco a 21 dias. O nome monkeypox se origina da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970. A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, o contato próximo com pessoas infectadas ou materiais contaminados deve ser evitado. Luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual devem ser usados ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa.
Os principais sintomas da varíola dos macacos são pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável. Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, febre acima, linfonodos, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda.
Comentários