Cotidiano

Americana já registrou 599 casos de dengue

0
Foto: Divulgação
Tivoli drive

Em razão do aumento nos casos de dengue, o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) irá ampliar as ações neste sábado (13/4). Os trabalhos irão se concentrar no bairro Jardim Ipiranga com nebulização de inseticida e atividades operacionais dos agentes, que irão retornar nos imóveis que estavam fechados durante a semana, na tentativa de realizar a visita. Paralelamente a isso, o PMCD também irá atuar com ações educativas e de esclarecimentos, no período da manhã uma equipe de agentes estará atuando junto à pastoral da criança, na igreja católica do bairro Parque da Liberdade. No período da tarde, esta mesma equipe permanecerá nas dependências do supermercado São Vicente, do bairro São Vito, à Rua João Bernestein, 630.

O município vivencia hoje um cenário epidêmico, considerando que os números da doença atingiram patamares que, tecnicamente dispensam os serviços de assistência de realizar o exame para confirmação dos casos, sendo classificados apenas por critério clínico-epidemiológico.

De janeiro até o dia 12 de abril, a vigilância epidemiológica do município notificou 1.438 casos suspeitos, dos quais 599 foram confirmados e 416 aguardam resultado de exame. Outros 423 casos foram descartados pelo Instituto Adolfo Lutz, que realiza a sorologia. A principal razão para o aumento dos casos é a circulação do sorotipo 2, que há aproximadamente dez anos não circulava na região.

A Secretaria de Saúde pede à população para que colabore com os trabalhos dos agentes, permitindo a entrada nos imóveis, além de evitar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, locais onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz, como latas, pneus, calhas entupidas, caixa d’água sem tampa, embalagens em geral, pratos de xaxins, entre outros. “Chamamos a atenção das pessoas para que cuidem de seus quintais, das suas residências, porque estatisticamente oitenta por cento dos criadouros estão dentro das residências”, afirmou o coordenador da vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Em caso de imóveis ou áreas suspeitas, a população deve contatar o SAC da Prefeitura, pelo número 3475-9024.

Os principais sintomas da dengue são febre alta e persistente, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, sendo que em alguns casos podem ocorrer náuseas,vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de suspeita, pede-se para evitar a automedicação, já que os analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem provocar hemorragias graves. O ideal é procurar pelo serviço de saúde, para que seja prescrita a medicação adequada, ingerir líquido em abundância e permanecer em repouso.

Jovem precisa de ajuda para tratamento para retomar movimentos

Previous article

Jovem atropelada por caminhão será velada no Lírios

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Cotidiano