Cotidiano

Moraes quer condenação de 17 anos de prisão para moradora de Americana presa nos atos de 8/1

0
edneia
Foto: Reprodução
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu seu voto pela condenação da manifestante Edineia Paes da Silva dos Santos, residente em Americana, a uma pena de 17 anos de prisão. O caso em questão envolve os eventos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro, quando Edineia foi presa em flagrante no interior do Palácio do Planalto.

A decisão de Moraes se baseou em evidências apresentadas durante o julgamento, incluindo um áudio encontrado no celular de Edineia, no qual uma voz feminina emocionada proclamava: “Nós conseguimos gente! Nós conseguimos! É nosso!!! O poder emana do povo! Nós já entramos. Nós já invadimos tudo. Já conseguimos com a graça de Deus! Deus é fiel”. Além disso, um vídeo mostrando a manifestante em frente ao Quartel-General do Exército, onde afirmava que “vão entupir Brasília” e declarava que o “Brasil é nosso”, também foi apresentado como prova.

canal whats

Durante o julgamento, Edineia alegou que sua presença no acampamento em frente ao QG do Exército e na Praça dos Três Poderes tinha como objetivo “manifestar pela democracia e expor mais transparência acerca das urnas eletrônicas”, negando qualquer participação ou autoria nos delitos ocorridos no dia 8 de janeiro. Ela argumentou que, naquela data, participou de uma “caminhada em favor do país”.

As ações penais relacionadas ao caso estão sendo analisadas pela Corte no Plenário virtual do STF e têm previsão para serem concluídas no próximo dia 16 de outubro. Durante esse período, os demais ministros do STF têm a oportunidade de depositar seus votos, solicitar mais tempo para analisar os casos e até mesmo optar por levar os julgamentos para o plenário físico do tribunal, conforme ocorreu com ações penais relacionadas à intentona golpista, conduzidas pelo ministro André Mendonça.



UPA São José realiza mais de 40 mil atendimentos em seis meses

Notícia Anterior

Multinacional realiza seleção para 300 vagas neste sábado

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano