Cotidiano

Prefeitura diz que ‘pegada de onça’ no botânico é na verdade de capivara

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Tivoli Teatro

Por meio de nota divulgada na tarde desta sexta-feira(15), a prefeitura de Americana informou que as pegadas de uma onça que também foi supostamente vista no Jardim Botânico “Prefeito Carroll Meneguell” na terça-feira(12), é na verdade de uma capivara.

De acordo com a assessoria da prefeitura, foram tomadas todas as providências e protocolos sugeridos pela CENAP/ICMBio (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), órgão que acompanha o tráfego desses animais no corredor que compreende a região de Piracicaba, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Americana.

Após monitoramentos e varreduras feitas no Jardim Botânico desde a última terça-feira (12), quando foi feita a denúncia sobre a possível presença do animal no local, os técnicos do Parque Ecológico de Americana “Cid Almeida Franco”, avaliaram pegadas suspeitas encontradas e concluíram que não são compatíveis com uma onça, mas sim com pegadas de capivara. Os registros fotográficos foram encaminhados ao CENAP/ICMBio, que confirmaram a constatação. A Capivara é um animal de vida livre e pode ter entrado pela tubulação de água ou então do córrego que vem do bairro Terra América.

Toda a operação foi feita pela equipe técnica do Parque Ecológico, reportadas para o CENAP/ICMBio e exigiu uma grande movimentação da estrutura física e técnica para manter a segurança da população e do animal. A Sectur não descarta a possibilidade da presença de animais não silvestres no Botânico e no Parque Ecológico, mas solicita que sob qualquer ação suspeita nos espaços, sejam acionados primeiramente os profissionais dos locais.

As medidas preventivas continuarão neste final de semana (16 e 17) e na segunda-feira (18), o Jardim Botânico voltará seu horário normal. A Sectur e o Parque Ecológico estão à disposição para tirar qualquer dúvida pelos telefones 3408-4800 e 3406-2075.


Após um mês de funcionamento, ACIA se reúne com empresa que gerencia área azul

Notícia Anterior

Cuca abre vagas para os cursos de corte e costura e de patchwork

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano