Geral

Seriema é resgatada após engolir corda

0
siriema resgatadas
Foto: Mata Ciliar
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

Uma seriema, ave característica da fauna brasileira, foi resgatada na região de Bragança Paulista após ter ingerido um pedaço de corda, que acabou ficando preso em sua cavidade oral e prejudicando suas atividades naturais. O resgate contou com a importante colaboração da equipe do Grupo UniEduK, parceira da Mata Ciliar, que disponibilizou suas instalações no hospital veterinário em Indaiatuba para a intervenção necessária.

O procedimento para a retirada do material envolveu uma contenção química com monitoração anestésica, seguida de uma endoscopia para avaliar a técnica mais adequada para a remoção. De acordo com Fernanda Battistella Passos Nunes, médica veterinária do Grupo UniEduK, a corda pôde ser tracionada e removida sem causar lesões adicionais, evitando assim a necessidade de intervenção cirúrgica. Pequenas lesões foram identificadas durante o procedimento e encaminhadas para análise.

Atualmente, a seriema está sob os cuidados da equipe da Mata Ciliar, aguardando os resultados dos exames para uma nova avaliação e definição de seus próximos passos. “Como está sem fraturas ou lesões externas, há fortes indícios que conseguirá passar pela reabilitação e voltar à natureza”, ressalta Júlia Freitas, médica veterinária da Mata Ciliar.

A seriema é uma predadora natural de serpentes e, portanto, é possível que ela tenha se confundido com a corda descartada irregularmente, o que acabou resultando em sua situação delicada. O resgate e o cuidado dedicados a essa ave destacam a importância da preservação da fauna e da necessidade de um descarte responsável de objetos que possam representar riscos para a vida selvagem.




Lojas Kacyumara: Festival de toalhas e almofadas com descontos imperdíveis

Notícia Anterior

São Paulo tem aumento de 10% em doadores de órgãos neste ano

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral