Geral

SJSP e Fenaj divulgam nota em defesa de jornalista atacado pelo vereador Gualter Amado

0
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram uma nota oficial expressando preocupação e solidariedade ao jornalista Willian Moreira, do Portal de Americana, que foi agredido verbalmente pelo vereador Gualter Amado, do partido Republicanos. A agressão ocorreu quando o jornalista questionou o parlamentar sobre uma irregularidade cometida por ele durante o exercício de sua profissão.

Conforme o Portal mostrou, na terça-feira (20), o vereador perdeu a compostura após ser abordado pelo jornalista, chegando a invadir a sala de imprensa da Câmara Municipal de Americana. O motivo para o episódio foi o questionamento feito pelo repórter sobre o uso indevido de vagas destinadas a visitantes da Casa Legislativa.


????Participe do grupo de empregos do Portal de Americana no WhatsApp. Clique no link: https://bit.ly/3TIWfzS

“A crescente violência contra jornalistas no país é uma preocupação, e os parlamentares, eleitos pelo povo, têm a obrigação de serem guardiões da democracia, respeitando e dando exemplos àqueles que os elegeram. Infelizmente, não é isso que tem ocorrido em vários casos”, destacou a nota divulgada pelas entidades.

As entidades representativas dos jornalistas estão acompanhando atentamente todos os casos de violência contra os profissionais, tanto verbal quanto física. Nesse sentido, elas também estarão acompanhando e aguardando as providências a serem tomadas pela Câmara Municipal de Americana em relação a esse caso específico.

Leia a nota na íntegra:

“A Regional Campinas do SJSP e a Fenaj veem com preocupação e solidarizam-se com o jornalista Willian Moreira, do Portal de Americana, agredido verbalmente pelo vereador Gualter Amado, do partido Republicanos, por ter sido abordado pelo profissional de imprensa, que, no exercício de sua profissão, questionou o parlamentar sobre uma irregularidade cometida por ele.

Segundo relatos, o vereador teria se exaltado após ser indagado pelo jornalista, chegando ao ponto de invadir a sala de imprensa da Câmara Municipal de Americana. A motivação para esse episódio foi o questionamento feito ao parlamentar sobre o uso irregular de vagas destinadas a visitantes da Casa Legislativa.

Vivemos em um país onde a violência contra jornalistas tem crescido nos últimos anos, e os parlamentares, eleitos pelo povo, têm a obrigação de serem guardiões da democracia, respeitando e dando exemplos àqueles que os elegeram. Infelizmente, não é isso que tem ocorrido em vários casos.

As entidades representativas dos jornalistas estão acompanhando todos os casos de violência contra os profissionais, sejam eles verbais ou físicos, e, portanto, também acompanharão esse caso e aguardarão as providências a serem tomadas pela Câmara Municipal de Americana.

Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional do Jornalistas – Fenaj”


Unimed 1


Daniela Lima é a nova contratada da GloboNews

Notícia Anterior

Presidente do STF, ministra Rosa Weber, marca posse de Cristiano Zanin para 3 de agosto

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Geral