Cotidiano

GAMA inicia instalação de novas câmeras da Muralha Digital

0
muralha digital (2)
Foto: Divulgação
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

A Guarda Municipal de Americana (GAMA) iniciou a instalação das 103 novas câmeras que vão ampliar a cobertura do sistema da Muralha Digital para 100% das entradas e saídas do município. A nova fase do projeto foi anunciada em novembro de 2023, enquanto a instalação começou na semana passada e deve ser concluída em 60 dias.

Com investimento de R$ 2,8 milhões, os novos equipamentos adquiridos irão se juntar às 123 câmeras que já estão em operação e têm ajudado as forças de segurança na identificação de suspeitos e na solução de crimes.

canal whats

“Sempre fui um defensor das guardas municipais e temos investido constantemente em capacitação e aquisição de equipamentos. Com mais esse aporte, a população de Americana estará mais protegida”, afirma o prefeito Chico Sardelli.

Todos os acessos e saídas de Americana passarão a ser vigiados 24 horas por dia, com as câmeras captando imagens e colhendo informações como características dos veículos e horários em que foram observados.

“Em termos de equipamento, a Muralha Digital é a ferramenta mais importante na prevenção e no combate à criminalidade. Quando ela não antecipa uma possível atividade criminosa, fornece informações vitais para subsidiar a resolução de crimes. Isso tem agregado muito no trabalho integrado das instituições de segurança no município de Americana”, diz o comandante da GAMA, Marco Aurelio da Silva.

O sistema já auxiliou na solução de vários crimes. Entre eles, por exemplo, a prisão de suspeitos de furto e receptação de rodas de veículos em Americana, em julho de 2023, o caso de um professor que teve o corpo carbonizado encontrado em área rural do município, em agosto de 2023, e a prisão de um homem envolvido no furto de mais de 30 veículos em Americana e região, na semana passada.

Ocorrência
Graças ao apoio da Muralha Digital, equipes da GAMA interceptaram, na noite desta segunda-feira (22), na região da Praia Azul, um veículo Hyundai HB20 com emplacamento clonado que foi utilizado em roubo a uma residência na cidade de Nova Odessa.

Os GCMs Asbhar e Ricardo foram informados sobre a passagem do veículo no bairro depois da identificação por meio das câmeras. O condutor e uma passageira foram abordados e conduzidos ao plantão policial, onde foram ouvidos e liberados. O chassi do veículo estava raspado.

No roubo à residência, foi levado outro veículo, um Honda Civic, que já havia sido recuperado pela GAMA e que tinha resultado na prisão de uma pessoa na noite anterior.



Outback abre 74 vagas de emprego em Santa Bárbara

Notícia Anterior

Festa do Peão divulga grade oficial de shows para 2024

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano