Cotidiano

Presépio de Carioba não será aberto para visitação por causa do coronavírus

0
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
Semana do consumidor

Pela primeira vez em 70 anos, o tradicional presépio de Carioba não será aberto para a visitação do publico. De acordo com o padre Marcos Daniel de Morais Ramalho, a decisão foi tomada pelo avanço do coronavírus.

“Depois de muitas ponderações, a Equipe Coordenadora da Comunidade de São João Batista, aqui do bairro da Carioba, entendeu que seria melhor suspender a visitação ao presépio nesse ano de 2020”, disse o religioso em uma postagem nas redes sociais.

Criado na década de 1950, por operários de Carioba, o presépio da Igreja de São João Batista de Carioba, é aberto todos os anos no mês de dezembro. A atração possui cerca de 75 movimentos que representam passagens bíblicas.

“Sabemos do carinho que muitos tem para com nossa comunidade, assim como sabemos do apreço que muitos tem por esse presépio tão especial. Contudo, em tempos tão incertos, onde estamos tão vulneráveis, julgamos melhor não arriscar. Deixaremos nossa visitação ao presépio para o próximo ano”, explicou Ramalho.

História

O presépio foi idealizado na década de 1950, por operários da fábrica de tecidos Carioba, em uma mesa de 2 x 2,5 metros, com apenas dois movimentos.

Na década de 60, a capela de Carioba ganhou uma sala para a montagem da atração. Em 70, com a paralisação das atividades da fabrica de Carioba, o bairro deixou de ser habitado e as casas começaram a serem demolidas. Já na década de 80, os últimos moradores deixaram o vilarejo e o presépio foi transferido para o salão de festas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Cordenunsi, onde permaneceu por alguns anos.

Em 1989, a capela é decretada de utilidade publica e o presépio retorna a sua paróquia de origem, onde é ampliado e recebe novas atrações.

Em 2004, a madeira da estrutura sofre ataque de cupins e a a comunidade se reúne para reconstruí-lo sem perder a originalidade. O que é visto hoje foi reinaugurado em 11 de dezembro daquele ano.


Apenas Welington Rezende vota contra projeto de assistência 24h em UTI

Notícia Anterior

Gama resgata mulher desaparecida

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano