Cotidiano

Padre Leandro será julgado em junho por abuso de coroinhas

0
------ CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ------ 
FAM 2023

O padre Pedro Leandro Ricardo, ex-reitor da Basílica de Santo Antônio, em Americana, será julgado em junho de 2021 por “atentado violento ao pudor com abuso da autoridade”, contra quatro coroinhas. De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público e assinada pelo promotor, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, o padre cometeu os crimes entre 2002 e 2005 na cidade de Araras, onde atuava na Paróquia São Francisco de Assis.

Após as denúncias de Araras, Leandro foi transferido para Americana, onde supostamente teria cometido outros crimes. Ele também é investigado em Americana e Limeira, onde é a sede da diocese. O bispo, Dom Vilson Dias de Oliveira, responsável pela diocese também é investigado por omissão e crimes financeiros. Ele pediu renúncia do cargo.


LEIA MAIS +:
Portal de Americana tentou denunciar o Padre Leandro. Caso foi repercutido pelo jornal O Globo

Jornais de Americana fizeram vistas grossas às denúncias contra Padre Leandro


O início do julgamento está marcado para o dia 8 de junho, quando as testemunhas de acusação devem ser ouvidas. A defesa será ouvida no dia 9. ‘Sentado no banco dos réus’, o padre será ouvido no último dia de julgamento que deve ocorrer no dia 10 de junho. Por conta da pandemia acontecerá de forma remota.

Os ataques as quatro vítimas teriam acontecido em ambientes religiosos como a sacristia da igreja ou na casa paroquial, conforme o Portal de Americana denunciou anteriormente. “O padre Pedro Leandro Ricardo, responsável pela paróquia São Francisco de Assis, exercia autoridade moral e inegável influência sobre os membros de sua comunidade religiosa. Nesta qualidade, atraía crianças e adolescentes para a função de coroinha, com o propósito de satisfazer sua lascívia. Assim é que, prevalescendo-se de sua ascendência sobre as vítimas (temor reverencial), o denunciado, em diversas oportunidades, e com sucessão de vítimas, mediante violência e grave ameaça, praticou crimes (atos libidinosos) contra a dignidade sexual de quatro menores”, disse o promotor em seu despacho.

Questionada sobre o que aguarda do julgamento, Talitha Camargo da Fonseca, advogada das vítimas, disse que espera a condenação do padre.

Além da justiça comum, Leandro também é investigado pela Justiça Canônica. “Pedimos a colaboração mútua entre a Justiça canônica e brasileira. Haja vista que as investigações evoluíram de formas diversas. Faz um ano que o Papa aboliu o sigilo pontifício nós casos de crimes de violência sexual. Então nossos requerimentos estão embasados na própria legislação canônica, bem como o dever de contribuir com a Justiça brasileira pelos crime terem sido aqui cometidos”, disse a advogada.


Padre Leandro é denunciado pelo Ministério Público por abusos sexuais


O OUTRO LADO
O padre Pedro Leandro Ricardo não foi encontrado para comentar o caso. O espaço segue aberto para posicionamento.




Duas mulheres morrem em acidente na Rodovia dos Bandeirantes

Notícia Anterior

Defesa Civil monitora transbordamento do Ribeirão Quilombo

Próxima Notícia

Aproveite e leia também

Comentários

Não é permitido comentar nesta notícia.

Mais em Cotidiano